HGT mostra importância da amizade na recuperação e bem-estar de pacientes em hospitalização
Amigas se reencontram em hospital durante internação de criança de 11 anos
Um momento emocionante foi registrado, na quarta-feira (19), no Hospital Geral de Tailândia (HGT). Um encontro de duas amigas mostrou a importância da amizade no acolhimento, humanização e melhoria das condições de saúde de usuários que passam pelo período de internação. A pequena paciente pediátrica, Sara Mikaely Ovídio Rodrigues, de 11 anos, recebeu a visita de sua melhor amiga: Natália Barros da Silva, 12 anos. As duas estavam afastadas desde o dia 12 deste mês.

O encontro foi acompanhado pela equipe da unidade hospitalar, pela mãe e acompanhante da pequena usuária, Francinalva Ovídio, 43 anos; e pela mãe da visitante, Francilene Barros da Silva,36, que gerou grande emoção entre todos na Clínica Pediátrica da unidade hospitalar.
Amigas há cerca de um ano e com uma convivência frequente, entre a escola e a Igreja, preocupada com a saúde da amiga, Natália fez o pedido para sua mãe visitar Sara, que foi atendido. O reencontro, cheio de carinho e com flores de presente, reforçou a importância deste tipo de acolhimento na recuperação de pacientes em hospitalização.
Sara Mikaely deu entrada no Hospital de Tailândia no dia 12 deste mês com dores nas articulações e vômito. Após o atendimento da equipe multiprofissional do HGT, ela teve alta clínica na quinta-feira (20).
.
Ao participar do reencontro da filha com a amiguinha, Francinalva Ovídio não escondeu a emoção ao ver a felicidade das duas e agradeceu a equipe que viabilizou este momento humanizado. “Foi excelente. A equipe está de parabéns. Só tenho a agradecer. Já precisamos do atendimento neste hospital antes e está cada vez melhor. Sempre indico o HGT. Nos sentimos muito bem com o atendimento aqui”, concluiu a dona de casa.

Da mesma forma agradecida, a mãe da menina Natália, Francilene Barros, destacou que a iniciativa de ver a amiga foi dela. “Sim, ela queria visitar a amiga porque estava com saudade e preocupada. Ela ficou muito feliz com o reencontro. Na verdade, as duas ficaram muito alegres e comemoraram com muito bate-papo. Não tem nem como descrever tanta alegria”, ressaltou a costureira. Todas envolvidas residem em Tailândia.
O encontro também contou atividades lúdicas na Brinquedoteca do HGT, com as ações conduzidas pela pedagoga do HGT, Ana Elizabett Gomes de Souza.

Humanização- De acordo com a profissional, o atendimento humanizado depende de um olhar dos profissionais para perceber o aspecto de cada caso: “É muito individual de uma criança para outra e de uma família para outra. Sabemos que estar no hospital para tratar qualquer questão de saúde pode gerar ansiedade, medo e angústia nas crianças, e também nos pais. Por isso, acreditamos que estar próximos dos nossos pacientes é fundamental para o sucesso do diagnóstico. É o nosso compromisso de cuidar das nossas crianças com carinho, tornando mais positiva suas experiências com o ambiente hospitalar”.
Dados - Em 2024, o Hospital Geral de Tailândia garantiu a média de 92% do índice de satisfação de seus usuários. Em janeiro deste ano, foi registrado aumento neste índice que atingiu 96% de aprovação dos atendimento oferecido aos seus usuários do Sistema Único de saúde (SUS)
PNH - A Política Nacional de Humanização (PNH) é importante porque visa melhorar a qualidade da saúde pública no Brasil. A PNH, também conhecida como HumanizaSUS, foi lançada em 2003 pelo Ministério da Saúde. A PNH busca: transformar as relações de trabalho, ampliar o grau de contato e de comunicação entre as pessoas e grupos, fomentar a autonomia dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde, mobilizar para a construção de espaços coletivos, de trocas e aprendizagens contínuas , entre outros.
HGT - O Hospital Geral de Tailândia mantém 51 leitos e uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal. Casos de urgência e emergência são atendidos em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Texto: Vera Rojas- Ascom HGT