Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Na Policlínica de Tucuruí, autistas têm estímulos sensoriais em contato com a natureza

O Jardim Sensorial estimula audição, olfato, paladar e tato, além de proporcionar relaxamento e bem-estar

Por Roberta Vilanova (SESPA)
20/02/2025 16h43
Policlínica do Lago de Tucuruí é referência para sete municípios da região

A Policlínica do Lago de Tucuruí é referência em consultas e exames especializados, Serviço de Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise) e tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), na Região de Integração do Lago de Tucuruí, que abrange os municípios de Breu Branco, Jacundá, Goianésia do Pará, Nova Ipixuna, Itupiranga, Novo Repartimento e Tucuruí, onde está localizada.

Em 2024, a Poli do Lago registrou 45.168 consultas médicas especializadas e 13.415 não-médicas, totalizando 58.583 atendimentos ambulatoriais, além de 211.412 exames e 390 pequenos procedimentos. Todos os atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com cores, texturas, sabores, aromas e sons, no Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea), o destaque é o Jardim Sensorial, criado para proporcionar experiências sensoriais naturais às crianças e adolescentes com TEA. Um espaço terapêutico, onde a natureza é uma aliada perfeita para estimular os sentidos humanos.

A terapia funciona como um espaço anexo de integração para auxiliar os pacientes a processarem e integrarem efetivamente as informações sensoriais que recebem do ambiente.

O pequeno Levi, de seis anos, tem apresentado imporntes avanços com o tratamento no Natea

E quem faz uso desse espaço é o pequeno Levi, de 6 anos. Desde que ele passou a ser acolhido no Natea, há dois anos, Levi e sua família contabilizam vários resultados positivos em seu comportamento.

"Ele foi encaminhado para a Policlínica. E lá, recebemos o acolhimento psicossocial, com os profissionais de psicologia e assistente social. Fomos orientados sobre todos os processos e a intervenção terapêutica e do suporte oferecido", lembrou a avó do menino, Aldenora Caldas.

"A diferença é nítida no comportamento da criança. Ele é outra pessoa. Quando chegou ao Natea, nem sequer falava, não ficava na sala do atendimento, queria ir embora, era muito agitado e agressivo. Hoje mudou completamente, está evoluindo bastante, já notamos muita diferença na fala e comportamentos", afirmou Aldenora Caldas.

Terapia - Dentro do Natea, o Jardim Sensorial é uma estratégia terapêutica que envolve a criação de um ambiente seguro e estruturado, onde as crianças são expostas a uma variedade de estímulos de maneira gradual e adaptada às suas necessidades individuais.

"Por meio de texturas e outros elementos, sendo trabalhado de forma individual ou em grupo, bem como utilizado na maioria das vezes para eventos, de modo dinâmico e aleatório, onde proporciona experiências sensoriais naturais e artificiais", disse a assistente social, Doris Damasceno, destacando o uso das ferramentas adotadas no espaço.

"O principal objetivo é trabalhar a estimulação sensorial, regulação emocional, o desenvolvimento cognitivo, socialização, motricidade fina e ampla, inclusão e acessibilidade", completou Doris Damasceno.

O espaço terapêuticol conta com uma pista tátil com diversos tipos de pisos

Infraestrutura - O Jardim Sensorial da unidade conta com uma pista tátil com diversos tipos de pisos, para estimular os sentidos tátil, auditivo, visual, olfativo, além do equilíbrio e propriocepção das crianças. Os pisos contêm argila expandida, bambu, cascalhos de árvore, areia colorida, pedras (médias e pequenas) de diferentes texturas, grama sintética e vegetação.

A secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz Gadelha, garante que o Jardim Sensorial é um ambiente moderno e eficiente para o melhor tratamento dos usuários. "Temos uma média de 100 pacientes no Natea Tucuruí. E o objetivo de termos esse espaço é para fomentar o desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes de forma criativa, dinâmica e assertiva, estando cada vez mais desenvoltos no convívio social, no seu processo de aprendizado educacional, profissional, respeitando sempre as individualidades e potencialidades", ponderou a gestora da pasta.

Perfil - O Natea é um serviço especializado semi-intensivo, que prevê atendimento aos usuários com diagnóstico definitivo ou ainda em investigação de TEA a partir dos dois anos, que conste no laudo médico o CID F.84 ou CID 6A02, que estejam clinicamente estáveis e possuam retaguarda social e/ou familiar.

O Jardim Sensorial proporciona experiências sensoriais naturais às crianças com TEA

A diretora Executiva da unidade, Léia Sandim, informa que para ter acesso ao atendimento pela primeira vez no Natea, os municípios da área de abrangência do complexo regulador estadual regional devem realizar a solicitação via sistema de regulação ambulatorial, direcionada a especialidade identificada como Pediatria – Natea, "que é a especialidade definida como porta de entrada do serviço e atende exclusivamente a demanda do público do Natea e coordena o fluxo de encaminhamentos internos conforme as necessidades específicas de cada usuário", frisou.

Serviço: A Policlínica Lago de Tucuruí é administrada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h. A unidade está localizada na Avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica.