Fundação Santa Casa realiza 1,2 milhão atendimentos hospitalares em 2024
Foram 1.271.105 atendimentos e procedimentos nos diversos setores do hospital e ambulatórios da Santa Casa aos usuários do SUS.

A equipe multiprofissional da Fundação Santa Casa do Pará realizou 1.271.105 atendimentos e procedimentos no último ano, proporcionando aos usuários, que é referência materno-infantil, um acolhimento especial com alta resolutividade, na área da saúde, o que reflete à capacidade institucional de ampliar o acesso dos usuários, além de otimizar os recursos.
Durante esse período, 36.495 mulheres foram atendidas na área de Urgência e Emergência Obstétrica; o hospital internou 24.143 pacientes. Foram realizados 9.274 partos (3.595 normais e 5.679 cesáreos). Uma média de 773 partos por mês.

A Santa Casa fez também 6.130 cirurgias - sendo 3.061 adultos e 3.069 infantil - e o Complexo Ambulatorial (Ambulatório da Mulher, Pediátrico, Prematuro, Cirurgia, Fígado, Clínico e Fissurados) realizou 102.727 consultas e 50.098 procedimentos ambulatoriais. A Santa Casa é um hospital de referência e conta com equipes multiprofissionais altamente qualificadas e engajadas para oferecer uma assistência humanizada aos pacientes.
A pequena Lua, de 2 anos, é atendida pelo ambulatório da instituição e a mãe da menina, Jorgeana Rios, fez questão de destacar o atendimento humanizado e qualificado que ela e a menina receberam desde a sua gestação. "Eu cheguei à Santa Casa grávida de 6 meses da Lua. Estava muito assustada, mas aqui fui surpreendida pela qualidade do atendimento de todos os profissionais. Ela nasceu prematura e também precisou ficar internada por um tempo e hoje ainda é muito bem atendida no ambulatório e em todos os serviços".

Elineth Valente, coordenadora do Complexo Ambulatorial da Fundação Santa Casa, reforça a importância dos milhares de atendimentos. "O atendimento ambulatorial da Santa Casa tem mais de 40 anos e cresce quantitativa e qualitativamente a cada ano. Representa um suporte de excelência para pacientes aqui do Pará e da região norte, em algumas especialidades de difícil acesso".
"É um serviço 100% SUS que ajuda a formar inúmeros profissionais de saúde com a visão humanística que caracteriza a instituição. Os serviços são executados por profissionais qualificados e comprometidos, referências em suas áreas. No ano passado foram ofertadas mais de 102 mil consultas e 50 mil procedimentos, comprovando a importância do serviço para o cumprimento da missão da instituição que é cuidar da saúde das pessoas, gerando conhecimento", destaca Elineth Valente.

Números Expressivos - Ainda referente ao último ano, a Santa Casa realizou 933.747 exames laboratoriais (pacientes internados e ambulatoriais) e 108.491 exames de imagens (pacientes internados e ambulatoriais), entre os quais RX, mamografia, ultrassonografia, endoscopia, ressonância. Além de 4.871 sessões de diálises nas crianças atendidas pela área de Nefrologia Pediátrica, cuja referência no estado é a Fundação Santa Casa.
Sobre o crescimento nos números de exames realizados no hospital, o aumento de pacientes atendidas em 2024 é proveniente da reorganização da oferta do exame para a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo as Centrais de Regulação do Estado e do Município, explica o coordenador de Diagnóstico por Imagem da Santa Casa, Milton Miranda.

"Investimos em melhorias que incluíram treinamento de pessoal, ambientação, organização, mudança para o agendamento digital, entre outras ações que contribuíram para o aumento da oferta de exames para instituições pactuadas como a Secretaria de Saúde do Estado, a Unidade de Referência Materno-Infantil e para a própria Santa Casa, por meio do Ambulatório da Mulher. Pretendemos, agora em 2025, intensificar ainda mais nossas ações", afirma Milton.
Bruno Carmona, presidente da Fundação Santa Casa do Pará, diz que os números do hospital são extremamente robustos, por conta de ser um dos maiores hospitais da rede pública de saúde que atende os usuários do território paraense e também de outros estados do país. "Cumprimos integralmente toda a política de saúde pública determinada pela Sespa, no perfil que nos é destinado. O perfil materno infantil, mas temos outros serviços de alta complexidade como: transplante de fígado; transplante de rins; terapia renal substitutiva pediátrica; internações e linhas de cuidado para pacientes com doenças clínicas que precisam de internação e doenças cirúrgicas".
"Temos uma acreditação nacional, acreditação nível de excelência ONA 3, com todos os ciclos de melhorias bem implementados e estamos em vias de conquistar uma certificação internacional, na metodologia canadense da Qmentum. Em que pese todo o tamanho do hospital, temos profissionais altamente qualificados". Enfatiza Bruno.

Parcerias - Em 2024, a FSCMPA, em colaboração com as universidades estadual e federal, do Pará, disponibiliza 59 vagas para Residência Médica em 12 especialidades, além de 18 vagas para Residência Multiprofissional em diversas áreas da saúde.
A instituição também abriu 12 vagas para o Mestrado Multiprofissional em Gestão e Saúde na Amazônia para ingresso em 2025, fortalecendo um programa que já formou 117 mestres, desde 2012, e impulsiona a qualificação regional em saúde.
"Temos um foco muito importante no ensino, pesquisa e extensão para continuar formando profissionais altamente capacitados para atender a população do nosso estado, inclusive parte dos profissionais formados por nós, passam a atuar também conosco em algum momento das suas vidas profissionais", ressalta Bruno Carmona.
"O governo do estado não nos tem faltado com relação aos investimentos realizados. Nos últimos cinco anos foram investimentos nunca vistos na história da Santa Casa, em um curto espaço de tempo e temos a pretensão de requalificar todos os blocos do complexo centenário nos próximos meses de gestão, para que a gente entregue todo o hospital funcionando nos moldes previstos e nas resoluções atuais", destaca o gestor.

Transplantes - Em 2024, a FSCMPA fortaleceu a rede estadual de transplantes, com a expansão do programa de transplante renal pediátrico e hepático adulto. Durante o ano foram realizados 26 transplantes, sendo 14 transplantes renais pediátricos e 12 transplantes hepáticos em adultos, ampliando o acesso a esses procedimentos essenciais para pacientes em situação crítica.
Além disso, a instituição realizou 373 consultas pré e pós-transplante, promoveu 4.486 ações relacionadas à doação e captação de órgãos, englobando capacitações, visitas de busca ativa, entrevistas com familiares e acompanhamento de doações.
Essas iniciativas evidenciam o compromisso permanente da Fundação Santa Casa em salvar vidas e oferecer cuidados especializados em transplantes, reforçando sua dedicação à promoção da saúde por meio da doação de órgãos.
Aumento da coleta do Banco de Leite Humano - Com o compromisso de aprimorar a nutrição de recém-nascidos prematuros e de baixo peso, o Banco de Leite Humano da Santa Casa, coletou e distribuiu, mais de 3.222 litros de leite humano pasteurizado, um aumento de mais de 500 litros em relação ao período homólogo, beneficiando diretamente bebês internados na unidade de neonatologia.
Essa expansão reflete o empenho da instituição em garantir suporte nutricional de alta qualidade, essencial para o desenvolvimento e recuperação dos recém-nascidos mais vulneráveis. Em 2024 foram coletados 3.222 litros de leite humano para dar conta de alimentar os neonatos que necessitam dessa alimentação que vale ouro.
Refeições - Paralelamente aos atendimentos assistenciais a Fundação Santa Casa do Pará, onde funciona uma das maiores maternidades do Brasil, no ano de 2024, fez a entrega de 1.157.587 refeições: 733.870 aos pacientes internados (com fornecimento de seis refeições/dia) e 423.717 aos acompanhantes de pacientes (três refeições/dia).