Parceria entre Sedap e Prefeitura beneficia 400 famílias de agricultores em Belém
Setenta e um produtores da Ilha de Cotijuba já receberam kits com três tipos de fertilizantes. Na próxima semana, a ação será levada a produtores de Mosqueiro.
Em cumprimento ao papel de fomentar agricultores integrados ao Programa Territórios Sustentáveis (PTS), do Governo do Pará, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) atende 400 famílias das ilhas de Mosqueiro, Cotijuba e Outeiro (distritos de Belém), por meio da parceria com a Prefeitura, via Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon). Entre as ações em andamento está o repasse de insumos para o desenvolvimento sustentável das atividades.

Na última quarta-feira (19), equipes do PTS e Sedcon entregaram kits, com três tipos de fertilizantes, a 71 famílias de agricultores de Cotijuba. A ação contou com as presenças do titular da Sedcon, André Cunha, e do diretor de Desenvolvimento Agrário da Sedap, Marcos Grande. A próxima etapa do Programa Territórios Sustentáveis prevê a entrega de fertilizantes a 193 famílias, de cinco cooperativas e assentamentos da Ilha de Mosqueiro, no dia 26 de fevereiro (quarta-feira).
O repasse de insumos e serviços para ações de assistência técnica aos agricultores vinculados ao "Territórios Sustentáveis" integra o convênio celebrado entre governo do Estado e Prefeitura de Belém. A meta é atender 300 famílias em Mosqueiro, 70 em Cotijuba e 30 em Outeiro.
Implantação - Segundo Marcos Grande, com o repasse de fertilizantes aos agricultores de Cotijuba o PTS conclui a etapa de implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), estabelecida pelo Programa. O diretor ressaltou ainda que “esse Programa, que faz parte de uma estratégia do governo do Estado, não é o único que visa ao fortalecimento da agricultura de pequeno e médio porte. O Governo tem vários programas, mas o ‘Territórios Sustentáveis’ tende, principalmente, a se aproximar de comunidades que antes tinha o hábito muito informal na agricultura. Ele tenta fazer com que a produção se alie à preservação do meio ambiente. Atualmente, estamos em mais de 40 municípios”.
O secretário municipal André Cunha ressaltou a importância da iniciativa, e aprovou a ação do Programa Territórios Sustentáveis. “Quando conheci o ‘Territórios Sustentáveis’ fiquei muito entusiasmado com o Programa. Estes trabalhadores que estão aqui foram beneficiados com kits de fertilizantes, para que possam fazer um plantio de qualidade e o projeto ganhe continuidade através dessa etapa”, disse o gestor.

Acompanhamento - Além da entrega de insumos, os agricultores atendidos pelo PTS já receberam acompanhamento técnico, preparo de área, calcário, sementes e mudas. A entrega de fertilizante, de acordo com a coordenação do Programa, representa a conclusão dessa etapa, consolidando as condições necessárias ao desenvolvimento sustentável de suas atividades.
Marcos Grande ressaltou que o modelo escolhido é o SAF por combinar culturas adaptadas à realidade das comunidades envolvidas. “Com a nova gestão, nós, do governo do Estado, estamos vendo uma aproximação muito maior, e hoje estamos aqui para colocar a Sedap à disposição dos agricultores atendidos”, reiterou o diretor.