Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMPREGO E RENDA

Construção da Usina da Paz em Óbidos gera empregos, fomenta a economia e gera expectativas na população

Complexo multifuncional, que está com 30% de obras concluídas, vai beneficiar mais de 50 mil habitantes com dezenas de serviços gratuitos

Por Rosivaldo Almeida (SECOM)
20/02/2025 09h00

A construção da Usina da Paz em Óbidos, município da Região de Integração Baixo Amazonas, oeste paraense, já desperta a atenção e gera expectativas em quem passa pela Rodovia PA-437, na confluência com a estrada do Curumu. Diariamente, a obra resultante da parceria entre o Governo do Pará e a empresa Vale movimenta 120 profissionais, que trabalham com apoio de máquinas retroescavadeiras, perfuratriz, escavadeiras e caminhão Munck. Os serviços executados em um terreno de quase 16 mil metros quadrados (m²), com 6 mil m² de área construída, prosseguem em ritmo acelerado, já atingindo 30% de conclusão.

Thaís Barbosa

"Esse percentual representa a execução de estaca hélice contínua nos ativos Complexo Poliesportivo, Usina e Assistência, execução de blocos de concreto armado dos ativos, execução da estrutura da piscina, inclusive o deck, alvenaria de bloco de concreto da guarita e casa de bombas e assim como a quadra de areia. Também foram feitos serviços de terraplanagem e também a execução da drenagem subterrânea em manilha de concreto armado e poços de visita", informa a engenheira de Qualidade, Thaís Barbosa.

Leandro Ferreira

Com os serviços avançando, o pedreiro Leandro da Gama diz que está ansioso e orgulhoso por participar do que ele define como “obra histórica”, que vai mudar a realidade social de moradores de Óbidos. “Isso aqui é um legado que vai ficar para nós, dentro do nosso município, gerando benefício para as comunidades próximas e para pessoas da nossa família. Eu, por exemplo, vou poder trazer minha filha para nadar aqui na piscina. Vai ser um momento muito bonito”, garante o trabalhador.

Além das aulas de natação, tão aguardadas por Leandro, a Usipaz em Óbidos oferecerá serviços de cidadania, com emissão de documentos; atividades esportivas; atendimento médico e odontológico, e consultoria jurídica. Também haverá espaços para promoção de feiras e encontros da comunidade, biblioteca, capacitação técnica e profissionalizante, robótica e atividades culturais, incluindo dança, teatro e musicalização.

Economia e mão de obra - Desde a autorização para a construção da Usina da Paz em Óbidos, assinada pelo governador Helder Barbalho, o canteiro se tornou fonte de geração de emprego para dezenas de famílias da região. É o caso de Edy Carlos dos Passos Costa, que viajou por 72 quilômetros para trabalhar no complexo multifuncional. “Eu vim de Oriximiná (município da região) para trabalhar aqui como operador de máquinas, e me sinto feliz pela oportunidade, e agradecido à empresa que me contratou por acreditar no meu profissionalismo”, conta o profissional.

José Silva da Costa

Aos 22 anos, José da Costa diz que viu na chegada da UsiPaz a oportunidade de trabalhar pela primeira vez com carteira assinada. “É uma oportunidade boa porque aqui é difícil encontrar emprego com todos os direitos trabalhistas garantidos”, destaca José, nascido em Óbidos, e que agora começa uma nova etapa no futuro profissional. “Me sinto pronto para o mercado de trabalho. Esse projeto é muito legal, e vai trazer muita coisa para cá, como quadra, piscina, esportes. Vai ser muito bom!”, garante.

Serviços integrados – A Usina da Paz é um projeto integrado ao Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), executado pelo Governo do Pará, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada. Os complexos são voltados para a produção de um ambiente de cidadania, cultura, lazer, esporte e transformação social, e também voltados à prevenção da violência, inclusão social e ao fortalecimento comunitário.

Atualmente, já estão em funcionamento dez Usinas, sendo oito na Região Metropolitana de Belém (Cabanagem, Bengui, Guamá, Terra Firme, Jurunas/Condor, Ananindeua, Marituba e Castanhal) e duas na região sudeste, nos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás.