Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA NOS RIOS

Gflu capacita agentes de segurança para pilotagem

O treinamento voltado aos pilotos da área fluvial da Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros garante maior eficiência e agilidade nas abordagens policiais realizadas na área fluvial

Por Walena Lopes (SEGUP)
19/02/2025 14h16

Somando as estratégias de segurança nos rios do estado, o Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflu), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), realizou na manhã desta quarta-feira (19), o Curso de Pilotagem de Jet-ski, direcionado aos pilotos da área fluvial da Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, para fortalecer as atividades de segurança desenvolvidas pelo Grupamento na malha fluvial paraense. 

Com carga horária de 12 horas, a formação é constituída em aulas teóricas e práticas, na qual os agentes tiveram uma palestra no auditório do Gflu e posteriormente participaram do teste prático no píer do Grupamento para verificar a operacionalidade do veículo.

Para o coordenador do Gflu, o Tenente Coronel Bruno, a qualificação é mais um passo dado para o aprimoramento da segurança dos rios. "O Gflu, por meio da Segup, vem investindo cada vez mais na segurança fluvial, adquirindo embarcações, equipamentos e bases flutuantes para o melhor serviço dos agentes e segurança da população, pois como sabemos, os rios são nossas ruas. Em conjunto a isso, investimos em qualificação para que os agentes não só da marinha, como de todas as outras forças de segurança, para que, de forma integrada, possam extrair o máximo possível de conhecimento do equipamento utilizado".

O Ten. Cel Bruno, reforçou ainda que, o uso de Jet ski em alguns tipos de lugares e águas é o ideal, devido sua facilidade de mobilidade, como águas litorâneas, logo o treinamento de hoje se faz de suma importância para os agentes que atuam nessa frente.

Capacitação - O curso é dividido em 7 turmas, de 20 alunos cada, com previsão de formar 140 agentes de todos os órgãos de segurança, para que de forma integrada, possam contribuir para o trabalho de segurança desenvolvido nos rios do Pará. A formação, iniciada em fevereiro deste ano, segue até o mês de abril. 

Ítalo Duda, militar do Corpo de Bombeiros, comentou sobre como tem sido a experiência em participar da qualificação. "Tem sido uma experiência muito boa participar desta capacitação em conjunto com as outras forças de segurança, polícia militar, civil, corpo de bombeiros, somando de forma coletiva a socialização entre nós e nos aperfeiçoando para melhor atender nossa população. Estamos nas nossas primeiras aulas, mas já conseguimos aprender de forma teórica e prática maneiras de como nos aperfeiçoarmos em nossas ações".

Investimento - O Governo do Pará entregou, em janeiro deste ano, a reestruturação do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFLu), em Belém, com um investimento de aproximadamente a R$ 1 milhão. A revitalização incluiu melhorias nas instalações, como salas administrativas, alojamentos e auditório, além de integrar as forças de segurança fluvial, ambiental e policial. O projeto fortaleceu a atuação preventiva e repressiva na malha fluvial do estado. Desde 2019, o Pará já investiu mais de R$ 32 milhões na malha fluvial, com a implantação de bases integradas e a aquisição de embarcações. As entregas reforçam ainda mais a presença do Estado na segurança fluvial.

Texto: Rubens Alves (Ascom/Segup), sob supervisão de Walena Lopes