Equipe assistencial do Regional do Leste desenvolve tecnologia inovadora em prevenção à complicações respiratórias
A nova tecnologia indica a elevação correta da cabeceira do leito para combater infecções

A gestão do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, nordeste paraense, implementou uma tecnologia inovadora para forçar a segurança dos pacientes, por meio do correto posicionamento no leito hospitalar, uma medida essencial na prevenção de complicações respiratórias. O dispositivo, chamado "Angulômetro de Cabeceira", foi desenvolvido pelas equipes de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional (FOFITO) do HRPL, oferecendo uma solução prática e eficiente para auxiliar a equipe assistencial no manejo adequado da angulação da cama.
A diretora Assistencial do hospital, a enfermeira Karla Negrão, expressa apoio e reconhecimento à iniciativa, destacando a importância do Angulômetro de Cabeceira na redução dos indicadores de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV). “A ideia é excelente! Nossa meta é a redução dos indicadores de PAV e o novo dispositivo contribuirá muito com estes dados. O diferencial é a iniciativa dos nossos colaboradores e o interesse em colaborar nesse processo de cuidado. São ações simples e que geram grandes resultados”, finalizou a gestora.
Patrícia Costa, coordenadora da FOFITO, explica que, “nas ações de prevenção e cuidado voltado para assistência segura aos pacientes, estabelecer prioridades é fundamental. Nesse sentido, o posicionamento do paciente no leito hospitalar é uma medida de prevenção essencial. A utilização do decúbito elevado, com a cabeceira elevada de 30˚ a 45˚ (salvo casos de contraindicações), diminui o risco de broncoaspiração de secreção nasofaríngea e orofaríngea, dieta e conteúdo gastrintestinal, levando assim a diminuição dos casos de PAV”, observou a profissional.
E

la acrescenta que a nova tecnologia indica a elevação correta da cabeceira para combater infecções e que, por ser um projeto de baixo custo e de fácil visualização, serão dispostos novos exemplares nos leitos da Unidade de Tratamentos Intensivos (UTI) do Regional do Leste com o propósito de oferecer à equipe do setor um guia que auxilia na regulação das cabeceiras dos pacientes durante o período de tratamento, minimizando os riscos assistenciais de PAV e broncoaspiração.
Além da alocação dos angulômetros nos leitos, as equipes da UTI receberão orientações sobre o uso.
Aprovação – Ivaldo Rufino de Souza, de 56 anos, comenta que sua estadia no HRPL tem sido agradável, pois os profissionais são muito atenciosos. “O atendimento tem sido satisfatório e humanizado, tenho uma boa relação com os profissionais que me atendem. Todos são prestativos e educados, transmitem segurança durante o atendimento. Minha experiência tem sido muito positiva”, pontuou o agricultor.

Serviço: O Hospital Regional Público do Leste integra a rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPL fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelo telefone: 0800 5803291.
Texto: Pedro Amorim