Setur e Braztoa formalizam realização do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade em Belém
A capital paraense será cidade sede do prêmio em dezembro

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) assinaram, nesta terça-feira (18), em cerimônia no Parque Estadual do Utinga, o Termo de Compromisso para realização do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. O objetivo do termo é estabelecer um regime de mútuo compromisso entre as partes, visando o apoio e a realização do evento no dia 8 de dezembro em Belém.
O termo contou com a assinatura do titular da Setur, Eduardo Costa e da presidente da Braztoa, Marina Figueiredo. A 13ª edição da Premiação terá como foco reconhecer iniciativas sustentáveis no turismo, promover a Amazônia e valorizar a cultura local. Belém foi anunciada como cidade sede do prêmio em 2024 durante o Festuris, em Gramado.

Com a realização da COP 30 em novembro de 2025, Belém se tornou o epicentro dos debates globais sobre meio ambiente e questões climáticas. Para o secretário da pasta de turismo, a realização do prêmio no mesmo ano da conferência global é um reconhecimento do potencial que nossa capital possui em promover o turismo sustentável e responsável. “Realizar o prêmio nesse contexto destaca a Amazônia como um território estratégico e também amplia o protagonismo do turismo na agenda climática. Buscamos contribuir para um legado duradouro, trazendo as discussões e temas centrais da COP 30 para o setor de turismo, compartilhando conhecimento e propondo uma agenda real e prática que incentive empresas, destinos e toda a cadeia produtiva a adotarem soluções concretas e escaláveis para o futuro”, sinalizou Costa.
“Também é importante frisar que a Setur é filiada à Braztoa há um ano, pois reconhece a importância da entidade em fortalecer o turismo profissional, como vetor de desenvolvimento para o Brasil e o mundo”, complementou o titular.

"Estamos entusiasmados em trazer o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade para o Pará, é primeira vez que o evento acontecerá na região Norte. Firmar essa parceria com a Setur Pará, reforça nosso compromisso com um turismo mais sustentável e conectado às riquezas da Amazônia. Em um ano emblemático para o Estado e para o Brasil, que sediará a COP30, estamos certos de que essa edição será ainda mais impactante e inspiradora para todo o setor. Seguimos firmes em nosso compromisso de impulsionar iniciativas que transformam o turismo e contribuem para um futuro mais sustentável para todos", disse Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa.
PRÊMIO BRAZTOA - O prêmio Braztoa de Sustentabilidade celebra as melhores práticas da cadeia produtiva do turismo voltadas à responsabilidade social e ao desenvolvimento sustentável. Em sua trajetória de valorização da sustentabilidade, a premiação reconhece projetos que promovam ações responsáveis com impacto positivo nas comunidades e no meio ambiente. O Prêmio é o principal reconhecimento do turismo sustentável no Brasil e a mais longeva premiação do setor no país.
É a primeira premiação do mundo a receber a chancela da Organização Mundial do Turismo e já conheceu mais de 100 iniciativas transformadoras ao longo dos anos.
A Braztoa – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – há mais de 35 anos atua para fortalecer e exercer o turismo de lazer no Brasil. Reunindo e representando as principais operadoras do setor. Em 2023, suas associadas embarcaram 11,8 milhões de passageiros pelo mundo, movimentando R$ 19,24 bilhões e consolidando seu papel fundamental no setor.