Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO “VELOZES E FURIOSOS”

Polícia Civil do Pará prende três por roubo de veículos. Prejuízo às vítimas chega a R$ 1 milhão

Foram cumpridos mandados de prisão e busca e apreensão, em Mosqueiro e Ananindeua, por estelionato, associação criminosa e uso de documento falso

Por Jeniffer Terra (CGE)
18/02/2025 15h03

A Polícia Civil do Estado do Pará deflagrou a operação “Velozes e Furiosos” para dar cumprimento a três mandados de prisão preventiva por estelionato, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, associação criminosa e uso de documento falso, bem como dois mandados de busca e apreensão, em Mosqueiro e Ananindeua, expedidos pelo juízo da primeira Vara de Inquéritos Policiais.

A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DRFRVA), vinculada à Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), com o apoio do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos de Pernambuco (DPRFV) e da 1ª Delegacia da Divisão sobre Furtos, Roubos, Receptação de Veículos e Cargas (Divecar/Deic) de São Paulo.

Entenda o caso - No mês de fevereiro de 2024, uma vítima procurou a DRFRVA informando que havia comprado um veículo e teria identificado uma possível clonagem de placa. Após passar por perícia em chassi e agregados, foi constatado que havia registro de roubo oriundo do Rio de Janeiro.

Durante a investigação, os policiais identificaram a existência de um grupo criminoso que trazia para a Região Metropolitana de Belém veículos roubados no Estado do Rio de Janeiro e que ostentavam placas clonadas de outros veículos vendidos para as vítimas. 

Também foi possível constatar a participação de, no mínimo, quatro pessoas que usavam documentos falsos para a venda dos carros e registros nos cartórios. Os investigados anunciavam os veículos em uma plataforma de vendas com condições atrativas, preços baixos e de forma parcelada.

“A nossa equipe da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores recuperou três automóveis que foram vendidos pela associação criminosa e que tinham registro de roubo, todos oriundos do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, em todos os casos, as vítimas já tinham quitado os veículos ou estavam pagando as parcelas em uma espécie de financiamento”, explicou o delegado Fausto Bulcão, titular da DRCO.

Além dos veículos mencionados, outras delegacias do Estado do Pará apreenderam mais quatro carros com registro de roubo no Rio de Janeiro e que foram vendidos pela mesma associação criminosa.

Estima-se que o prejuízo das vítimas, tanto os donos dos veículos quanto os compradores, esteja em torno de R$ 1 milhão. Todos os carros foram recuperados e devolvidos aos seus proprietários.

Os presos foram encaminhados à delegacia para os procedimentos cabíveis e estão à disposição da Justiça. As investigações seguem para identificar e prender os demais envolvidos que participaram da associação criminosa.