Sedeme promove curso de "Hotelaria: organização de quarto e copa", na UsiPaz do Icuí-Guajará
O objetivo do curso é capacitar os moradores dessa comunidade para o mercado de trabalho, promovendo a geração de emprego e renda

O mercado de trabalho tem como uma de suas principais exigências a mão de obra qualificada para atuar em um cenário que se torna mais competitivo a cada dia. Nesse contexto, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), realiza nesta terça-feira (18) o curso de "Hotelaria: organização de quarto e copa", na Usina da Paz Prof. Amintas Pinheiro, no bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém.
O objetivo do curso é capacitar os moradores dessa comunidade para o mercado de trabalho, promovendo a geração de emprego e renda. Com duração de 4 horas-aula, o curso reuniu cerca de 40 moradores do entorno da UsiPaz. A capacitação foi conduzida pela personal organizer Thaís Sá, que apresentou conhecimentos teóricos e práticos com técnicas para otimização e praticidade na organização de espaços, com ênfase na organização de quartos e copas ou hospedaria, pensão, flat, pousada, resort e outros estabelecimentos que recebem hóspedes.

Durante a oficina, a personal abordou conceitos básicos de organização, como a importância de definir objetivos, planejar atividades diárias, distribuir tarefas, aplicar técnicas de conservação e limpeza, maximizar o uso do espaço e identificar itens com base em sua utilidade. Ela também destacou a importância de manter hábitos consistentes de organização e deu dicas sobre a utilização de produtos e equipamentos de limpeza. O conteúdo foi dividido entre aulas teóricas e práticas. Na aula teórica, a professora apresentou conceitos para alcançar a excelência na prestação de serviços. Já na aula prática, os participantes aprenderam dicas úteis e essenciais para organizar toalhas de banho e roupas de cama.
Thaís Sá destacou também que o amplo leque de temas abordados no curso de hotelaria não só prepara os profissionais para a gestão de operações hoteleiras, como também os habilita a compreender as necessidades e expectativas dos hóspedes, garantindo assim um serviço de qualidade e excelência na experiência do cliente.
Ivoneide Freitas e Silva, 53 anos, avalia o curso como uma oportunidade de aprender uma nova profissão e conquistar uma vaga no mercado de trabalho, que já pode ser aplicada na COP 30. "Eu almejo ter meu próprio negócio, quem sabe um hotel, uma pensão ou um hostel. A hotelaria faz parte da minha vida; minha família gerenciava um hotel. O curso me remete a essa época e despertou essa vontade em mim. A vida é feita de sonhos e não podemos morrer com a impossibilidade. Temos que ir em busca de realizá-los e ter força de vontade. E eu tenho essa força e irei aproveitar essa oportunidade ofertada pela Usina da Paz”, disse.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Paulo Bengtson, ressalta que o Governo do Pará investe em políticas públicas voltadas para a capacitação e qualificação de jovens e adultos para o mercado de trabalho. “O curso de hotelaria prepara a comunidade para atuar na rede hoteleira, que demandará profissionais capacitados e conhecimento do sistema de hospedagem para atender as expectativas do público esperado na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), a ser realizada na capital de 10 a 20 de novembro de 2025", disse o secretário.
Segundo o coordenador-geral da UsiPaz, João Santos, os cursos oferecidos pela Sedeme visam fomentar ainda mais o empreendedorismo nas comunidades do bairro. Ele explicou que a aceitação e a procura pelas capacitações são evidentes. "Temos diversos grupos que buscam se qualificar e se inserir no mercado de trabalho”, disse.

“Além disso, é importante destacar que, com a proximidade da COP 30, há uma expectativa de crescimento significativo no setor de hotelaria. Os participantes estão em busca de aperfeiçoamento e qualificação para aproveitar essas oportunidades. As ações do Governo, em parceria com órgãos governamentais, visam expandir o atendimento a um número maior de membros da comunidade, capacitando mais pessoas para o mercado de trabalho”, acrescentou o coordenador.