Estado aprimora serviço e capacita técnicos do Sine sobre atualizações do Emprega Mais Brasil
Técnicos receberam instruções sobre as novas funcionalidades da plataforma, essencial para a inserção de trabalhadores no mercado formal

Com o objetivo de aprimorar o atendimento e a intermediação de mão de obra, a Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) promoveu, ao longo desta semana, uma capacitação para os técnicos do Sistema Nacional de Emprego (Sine). A formação teve como foco as atualizações do programa Emprega Mais Brasil, além de orientações sobre o cadastro de trabalhadores e empresas na plataforma e os processos de encaminhamento ao mercado de trabalho.
Durante cinco dias de treinamento, os técnicos receberam instruções sobre as novas funcionalidades da plataforma Emprega Mais Brasil, ferramenta essencial para a inserção de trabalhadores no mercado formal. O Governo do Estado investe cada vez mais em ações que tragam melhorias na prestação de serviços à população paraense, priorizando a geração de emprego e renda.
Além das atualizações do sistema, os participantes também foram orientados em como devem instruir melhor os trabalhadores que buscam realizar o seu cadastro no Sine, ajudando-os a aumentar as chances de inserção no mercado. Outra etapa fundamental da formação foi o aprofundamento no processo de cadastro de empregadores, garantindo que as empresas consigam divulgar suas vagas de forma eficiente e encontrem candidatos qualificados.

Socorro Santos, técnica que ministrou um dos dias da capacitação, destacou a importância da atualização constante para melhorar o atendimento nos postos. "Essa capacitação permite que nossos técnicos tenham um conhecimento aprofundado das ferramentas disponíveis, garantindo um atendimento mais eficiente para trabalhadores e empregadores."
Para a técnica do Sine de Ananideua, Marcia Gonçalves, a formação foi essencial para otimizar os processos diários: "Com as atualizações da plataforma, conseguimos prestar um suporte mais ágil e preciso para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho."
Esta foi a primeira edição da capacitação no ano de 2025, direcionada aos técnicos que atendem nos postos de Ananindeua, Marituba e no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), localizado em Belém.
*Com informações de Yuri Granha