Curso de língua inglesa amplia oportunidades de trabalho à alunos do “Capacita COP 30”, no Pará
A procura para a capacitação na língua estrangeira foi grande e mais que dobrou o número total de inscrições, superando os 11 mil inscritos

A parceria entre o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), o Instituto Coca-Cola Brasil, a Solar Coca-Cola e a EF Education First, dentro do programa Capacita COP 30, proporciona um amplo horizonte de qualificação a alunos inscritos na iniciativa criada com o objetivo de preparar a mão de obra local e aprimorar a recepção de visitantes para a Conferência Climática da ONU, que ocorrerá em novembro de 2025, na capital paraense.
“O curso me colocou em contato com conteúdos que ainda não tinha tido oportunidade e, por ser online, consigo administrar bem com a minha rotina. Há muitas possibilidades e espero estar pronta para atuar nas oportunidades que aparecerem na minha área de estudo”, declarou Ana Beatriz, universitária do curso de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Há cerca de três meses ela participa das aulas de inglês oferecidas dentro do “Capacita COP 30”.
A união entre o Governo Estadual e as instituições envolvidas nesta parceria, firmada em novembro de 2024, ofertou 5 mil vagas gratuitas para o curso de inglês, dividido em 3 etapas. A procura para a capacitação na língua estrangeira foi grande e mais que dobrou o número total de inscrições, chegando a mais de 11 mil inscritos.
A diretora-executiva do Instituto Coca-Cola Brasil, Daniela Redondo, destacou a parceria e reafirmou o compromisso em gerar impacto positivo, além de contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado. “Acreditamos que a capacitação profissional, atrelada ao aprendizado de um novo idioma, amplia horizontes e conecta a população a mais oportunidades no mercado de trabalho. Ao oferecer bolsas de inglês para quem já passou pelo Coletivo (primeira etapa do curso), estamos abrindo caminhos para acesso a novas possibilidades e, ao mesmo tempo, fortalecendo o ecossistema local, preparando uma geração mais qualificada e conectada com o futuro”.

“O Capacita COP 30 tem sido uma iniciativa transformadora, garantindo que mais pessoas tenham acesso ao aprendizado do inglês, uma ferramenta essencial para ampliar oportunidades no mercado de trabalho e fortalecer a economia local. Com a COP 30 se aproximando, essa capacitação se torna ainda mais estratégica, preparando nossos jovens e profissionais para um evento de grande impacto global. O Governo do Pará segue comprometido em oferecer formação de qualidade e abrir caminhos para um futuro com mais inclusão e desenvolvimento”, acredita o titular da Sectet, Victor Dias.
As vagas do curso são destinadas a jovens paraenses que preencham os seguintes requisitos: Ser residente do Estado do Pará, fornecendo endereço completo e CEP; Ter a partir de 16 anos; Ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio; Ter conexão à internet, um ou mais dispositivos para acessar as formações (celular, tablet ou computador) e um e-mail válido; Ter o aplicativo WhatsApp para receber avisos.
O curso ocorre em duas etapas. A primeira é aberta ao público geral, os participantes realizam o “Coletivo Online”, composto por 12 aulas com duração de cerca de seis minutos cada uma. Nessa etapa, os participantes se preparam com conhecimentos sobre o mundo do trabalho. Após assistir todas as aulas, os participantes recebem um certificado e acesso para se candidatar às oportunidades de emprego de parceiros do programa. Em seguida, podem passar para a 2ª etapa, com acesso ao curso de inglês.

Para a capacitação em inglês, já na segunda etapa, os alunos terão acesso por 12 meses à plataforma EF English Live, a primeira escola de inglês online do mundo e propriedade da EF Education First. A distribuição das vagas para a capacitação em inglês é feita para os primeiros cinco mil participantes que concluírem o “Coletivo Online”.
Tarsiane Diniz, diretora de Transformação Social e Comunicação da Education First, enfatiza que a COP 30 representa uma oportunidade tanto para o Estado do Pará quanto para sua população, impulsionando a economia e gerando novos empregos e negócios. “O inglês é uma habilidade essencial não apenas para o evento, mas também para ampliar oportunidades futuras. Dominar um segundo idioma é fundamental para fortalecer a empregabilidade, promover inclusão e possibilitar a mobilidade social. A parceria entre o setor público, privado e o terceiro setor deixará um grande legado para a população paraense”, pontuou Diniz.
Além da praticidade do EAD, não precisar desembolsar dinheiro para pagar um curso de inglês é um dos fatores que torna o “Capacita COP 30” uma oportunidade profissional decisiva para muitos que precisam.“Infelizmente, os cursos de inglês possuem um valor elevado, que muitos não conseguem ter acesso. Eu, por exemplo, não teria condições de pagar um curso de inglês até o final”, disse a universitária de 24 anos, Ana Beatriz.
Serviço: Ainda há vagas disponíveis para o curso de inglês. Os interessados podem se inscrever no site do Programa Capacita COP 30.