Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COP 30

Obra da Nova Doca avança com mudança no trânsito a partir desta segunda-feira (17)

Para garantir a segurança dos trabalhadores, pedestres, ciclistas e motoristas, haverá interdição parcial da marginal direita da Avenida Visconde de Souza Franco, entre Rua Diogo Móia e Rua Boaventura da Silva

Por Gustavo Pêna (SEOP)
16/02/2025 16h31

A partir das 8h desta segunda-feira (17), o trânsito na Avenida Visconde de Souza Franco, em Belém, sofrerá alteração para o avanço das obras da Nova Doca, um dos investimentos do Governo do Pará que fazem parte do legado da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, que acontecerá em novembro deste ano na capital paraense.

Para garantir a segurança dos trabalhadores, pedestres, ciclistas e motoristas, haverá interdição parcial da marginal direita da Avenida Visconde de Souza Franco, no sentido da Avenida Marechal Hermes, entre a Rua Diogo Móia e Rua Boaventura da Silva. O trecho ficará fechado com tapumes até o dia 17 de abril.

O trânsito segue liberado para quem estiver transitando pela Rua Antônio Barreto para acessar a marginal esquerda da Doca ou seguir pela Rua Tiradentes. A Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) também orienta o acesso por rotas alternativas.

Parque linear – A Nova Doca está com 60% de serviços executados, com trabalhos nos oito módulos ao longo da via. O planejamento atual inclui trabalhos de fundação, lançamento e concretagem das peças metálicas, e cravação de estacas de sustentação da estrutura do canal.

A construção do Parque Linear – uma parceria do Governo do Pará com o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional – envolve 1,2 quilômetro de canal, com serviços de drenagem, paisagismo, urbanização e construção de passarelas, além da substituição das comportas para controle da maré, a fim de evitar inundações.

Também serão pavimentados mais de 2,4 quilômetros da Avenida Visconde de Souza Franco, e construídos outro sistema de drenagem profunda e superficial para receber a água das chuvas, rede de esgoto sanitário, tubulação de água potável, ciclovia e um sistema de energia limpa.