Fundação e Instituto Estadual Carlos Gomes formam alunos do Curso Técnico em Música
Com a participação de membros da coordenação do curso do instituto, pais e responsáveis, os alunos receberam o certificado após a jornada de aprendizagem

O Instituto Estadual Carlos Gomes e a Fundação Carlos Gomes realizaram neste sábado, 15, a cerimônia de outorga de grau dos alunos concluintes do curso Técnico em Música do ano de 2024. O evento ocorreu na Sala Ettore Bosio, localizada no prédio do Instituto, e reuniu professores, membros da coordenação de ensino e familiares dos alunos.
Ao todo, sete novos músicos foram formados e agora podem atuar como cantores líricos, instrumentistas e regentes. Ao longo do curso, os formandos participaram de atividades que envolveram disciplinas teóricas e práticas, com participação em diversos eventos como recitais, concertos e encontros acadêmicos, garantindo a vivência necessária para a formação na área.

Um dos alunos que celebrou a formatura no curso Técnico em Música foi o formando Pedro Tromps, 27 anos, que é autista. Ele conta como foi conquistar o grau técnico em música através do Instituto Estadual Carlos Gomes. "Me formar hoje como técnico em música foi uma conquista. Durante o curso, aprendi muito com os professores e colegas, e tive muitos anjos da guarda durante todo o meu processo. Adorei poder participar da formatura”, comenta o jovem, que foi escolhido pela turma para ser o juramentista da cerimônia de outorga de grau.

“Para mim, ser músico é muito mais do que uma profissão; é uma forma de vida. Agradeço muito a todos que me ajudaram e me guiaram durante esses anos de aprendizado e desenvolvimento. Pretendo aproveitar todas as oportunidades que surgirem para continuar tocando. Já faz oito anos que frequento o Instituto e pretendo continuar integrando o grupo de Coral de Flautas daqui”, ressaltou Tromps, que toca flauta transversal.

Outra formanda que demonstrou satisfação ao concluir o curso na instituição foi Cássia Rabelo, 21 anos, que expressa sua alegria por este momento, após anos de dedicação aos estudos voltados para bateria. "Já faz sete anos que estudo aqui no IECG. Ingressei através da musicalização, passei pelo curso preparatório, e hoje estou me formando como técnica em música. Estou muito feliz por ter concluído essa trajetória”, diz animada.

“Meus planos para o futuro são continuar me aperfeiçoando, pois sabemos que precisamos continuar evoluindo e descobrindo mais possibilidades que nosso instrumento oferece. Quero aprender novos timbres na bateria e desenvolver mais meu conhecimento nesse instrumento que amo tanto”, ressaltou.
Conforme o diretor de ensino do Instituto Estadual Carlos Gomes, Robenare Marques, a realização da solenidade de formatura de Técnico em Música consolida o trabalho desenvolvido pela instituição, com o apoio da Fundação Carlos Gomes. “O momento da formatura é uma grande alegria para todos nós, pois sabemos que estamos entregando ao mercado de trabalho novos músicos qualificados que reforçarão a missão do instituto como instituição de ensino público de qualidade. Desejamos que os novos músicos tenham todo o sucesso que merecem por se esforçarem para chegar até aqui e concluírem o curso, e esperamos que eles possam se destacar cada vez mais no cenário musical, demonstrando o alto nível técnico adquirido a partir de sua formação pelo IECG”, destacou.
Curso Técnico em Música – O Curso Técnico em Música é aprovado e autorizado pelo Conselho Estadual de Educação do Estado do Pará e realizado no Instituto Estadual Carlos Gomes, com estrutura curricular elaborada observando as normas nacionais e estaduais em vigor. O curso tem duração de três anos letivos, oferecendo habilitações em: Técnico em Instrumento, Canto e Regência.
Texto: Mayave Ribeiro