Hospital Jean Bitar incentiva doação de sangue entre os usuários e colaboradores

O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, e a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa), realizaram na manhã desta sexta-feira (14), ação de sensibilização de incentivo à doação de sangue junto aos colaboradores, acompanhantes de usuários e comunidade das redondezas da unidade hospitalar para adesão à campanha de doação de sangue que será realizada na próxima terça-feira (18), das 9h às 16h, na unidade móvel do hemocentro, em frente ao HJB.
Com o tema "Antes de cair na folia, coloque a solidariedade em dia. Doe sangue e ajude a salvar vidas", a campanha promovida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e Agência Transfusional (AT) do HJB, tem a finalidade de manter a regularidade do estoque de sangue do Hemopa para atendimento satisfatório da demanda transfusional da rede hospitalar do Pará. A meta da mobilização solidária é de 100 coletas de bolsas de sangue.
A programação contou com abordagem a todos que transitaram pelo ambiente hospitalar, inclusive nas Recepções Central e do Ambulatório de Especialidades, e colaboradores nos setores.

A assistente Social do Hemopa, Betânia Mourão, disse que o hemocentro tem várias ações estratégicas, e dentro dessas ações, alguns projetos de captação intra-hospitalar. Ela ressaltou que o Jean Bitar é um desses hospitais que abraça esse projeto para captação de doadores de sangue. “A importância de sensibilizar a sociedade é por conta de que muitos pacientes dependem de transfusão, diariamente, para que tenham uma sobrevida. Então, a doação de sangue, por ser voluntária, é desafiadora para que possamos realmente abastecer o estoque de sangue da hemorrede estadual”, observou a profissional.
Ela destaca ainda que “neste período, principalmente no início de ano, com fortes chuvas, muitos doadores se afastam dos serviços de coleta de sangue por conta de várias questões de gripes, viroses, que provocam uma menor adesão à coleta de sangue. Daí a importância dessas campanhas, justamente para aumentar os estoques e abastecer e atender os pacientes internados na rede hospitalar”, enfatizou a assistente social.

Aprovação - A paciente do HJB, Mara Alves, 34 anos, da cidade de Anajás, que fica a 359 km de Belém, estava aguardando consulta na Recepção Ambulatorial, participou da abordagem de captação de voluntários para doação de sangue. “Achei a ação muito esclarecedora com as informações repassadas. Estou aqui pela primeira vez no Hospital Jean Bitar, e estou achando ótimo o atendimento”, disse a dona de casa.
Campanha- Na próxima terça-feira (18), das 9h às 16h, a gestão do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, realizará campanha de sangue referente ao carnaval/2025, em parceria com a Fundação Hemopa. A coleta será realizada na unidade móvel do Hemopa, que estará estacionada em frente ao hospital, na rua Cônego Jerônimo Pimentel, n° 543, Umarizal/Belém-PA.
Parceria - A parceria entre as duas instituições existe desde 2016, quando o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), passou a administrar o HJB, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Somente em 2024, as campanhas realizadas pela gestão do HJB atingiram sua marca histórica ao beneficiar cerca de 1.016 pacientes internados na rede hospitalar.
Quem pode doar sangue?
Voluntários com idade entre 16 e 69 anos. Menores de idade, apresentar documento com a autorização dos pais; pesar mais de 50 quilos; em bom estado de saúde; apresentar documento de identificação original e com foto.
Os voluntários devem estar alimentados, não ter apresentado sintomas de gripe/resfriado por 10 dias. Mais informações: Alô Hemopa: 0800 280 8118.
Serviço: O Hospital Jean Bitar presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais.
Texto de Marcelo Zeno / Ascom HJB