Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DOAÇÃO DE SANGUE

Hemopa realiza campanha de doação de sangue com apoio de estudantes de escola técnica de enfermagem

A ação aproximou futuros profissionais da saúde e destacou a importância do serviço, facilitando o acesso de estudantes e da comunidade.

Por Aline Seabra (HEMOPA)
14/02/2025 16h14

A Fundação Hemopa promoveu mais uma campanha de doação de sangue em parceria com a unidade Nazaré da rede de ensino Grau Técnico, em Belém. Após dois anos realizada no formato de caravana até a sede do Hemopa, a ação retornou ao ambiente escolar, facilitando o acesso de estudantes e da comunidade ao serviço. 

A campanha contou com a participação dos alunos dos cursos técnicos de Enfermagem e Radiologia, que assumiram um papel de liderança na mobilização. Além de incentivarem a doação entre colegas e familiares, os estudantes vivenciaram, na prática, a importância desse gesto para a área da saúde, preparando-se para sua futura atuação profissional.

Gestor do Grau Técnico Belém, Rodrigo Lira

O gestor do Grau Técnico Belém, Rodrigo Lira, destacou a relevância da ação e a parceria com o Hemopa para fortalecer a formação dos alunos. "Eu me chamo Rodrigo Lira, sou gestor do Grau Técnico Belém e hoje estamos realizando nossa campanha de doação de sangue em parceria com a Hemopa. Gostaria inicialmente de agradecer toda a atenção e a parceria que a Hemopa nos disponibiliza: uma super infraestrutura e profissionais qualificados. Estamos prontos para realizar o evento. O intuito do Grau Técnico é agregar humanização na formação dos nossos alunos para entregar ao mercado cada vez mais profissionais mais qualificados e que tenham a condição de contribuir com o desenvolvimento dos serviços de saúde da nossa nação", afirmou.

Assistente social da Fundação Hemopa, Nazaré Saldanha

Para a assistente social da Fundação Hemopa, Nazaré Saldanha, a iniciativa também contribui para a conscientização sobre a relevância da doação de sangue e a manutenção dos estoques hospitalares. "Em breve, esses alunos serão profissionais da saúde, e é fundamental que compreendam a necessidade de manter os estoques abastecidos para garantir a vida dos pacientes que irão atender", ressaltou.

Maria Eduarda Costa, estudante do curso técnico de Enfermagem

Maria Eduarda Costa, estudante do curso técnico de Enfermagem, participou como voluntária na campanha e destacou a importância da ação. "Ser voluntária nessa campanha foi uma experiência incrível! Além de ajudar na conscientização sobre a importância da doação de sangue, vi de perto como um simples gesto pode salvar vidas. Muitas pessoas precisam de transfusões diariamente, e doar sangue é uma forma de contribuir diretamente para o bem-estar de quem mais precisa", afirmou.

Serviço - Para ser um doador, é necessário atender aos seguintes critérios:

  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de um responsável);
  • Pesar a partir de 50 kg;
  • Estar bem alimentado e em boas condições de saúde;
  • Apresentar um documento de identidade oficial com foto.

As doações podem ser feitas na sede da Fundação Hemopa, na Avenida Serzedelo Corrêa, no bairro Batista Campos, em Belém. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Também há unidades de coleta em diversos municípios do estado.

Para mais informações, a população pode entrar em contato pelo telefone 0800 280 8118 ou acessar as redes sociais do Hemopa.

Texto em colaboração com Felipe Borges (estagiário).