Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESCENTRALIZAÇÃO

Região do Araguaia se destaca pelos investimentos em saúde proporcionados pelo Governo do Pará

Pelo menos oito hospitais foram entregues na região nos últimos seis anos, beneficiando mais de 470 mil pessoas

Por Mozart Lira (SESPA)
13/02/2025 17h27

Os 476 mil habitantes de 15 cidades paraenses da Região de Integração do Araguaia receberam, nos últimos seis anos, mais investimentos em saúde por parte do Governo do Pará. Foram novos hospitais e readequações de unidades entregues a fim de aperfeiçoar o atendimento aos cidadãos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os níveis de complexidade.

No Araguaia, o Hospital Regional de Rio Maria (HRRM) completou um ano de funcionamento em janeiro deste ano e tem compartilhado as demandas por procedimento de média e alta complexidade da região com outros dois hospitais regionais do Estado, com os de Conceição do Araguaia e de Redenção. 

Desde sua entrega, o HRRM já realizou mais de 1.600 internações, 1.300 cirurgias, 6 mil consultas e mais de 8 mil exames de diagnóstico por imagem. “São números que demonstram um desempenho positivo e atestam o nosso compromisso com a saúde da população”, frisou Eliene Neves, diretora-geral da unidade, que dispõe de 37 leitos, divididos em clínica cirúrgica, ortopedia e traumatologia cirúrgica, ginecologia, obstetrícia, pré-parto, parto e pós-parto, além de leitos de estabilização.

O paciente Jair Santos da Silva, 41 anos, de Rio Maria, foi atendido no hospital para a realização de uma cirurgia de hernioplastia inguinal, e registra a sua experiência positiva no HRRM. “Fui muito bem recebido aqui. Desde a portaria, quando cheguei, até o momento da minha alta, enfermeiros, médicos e o pessoal dos serviços gerais me atenderam com muita atenção e carinho. Agora, a população de toda essa região, não precisa mais buscar atendimentos em outras cidades. Estou muito satisfeito”.

O paciente Jair Santos da Silva, 41 anos, de Rio Maria, foi atendido no hospital para a realização de uma cirurgia de hernioplastia inguinal

Também do município de Rio Maria, Renata Mota da Silva, de 26 anos, procurou o HRRM para uma cirurgia de hernioplastia epigástrica. “Eu fui super bem recebida, e muito bem tratada”, afirma, ao lembrar que já havia sido quatro vezes atendida no local com excelência por todos os profissionais. “Sempre que a gente precisava, tinha que ir para Redenção ou alguma outra cidade. Agora conseguimos tudo aqui bem pertinho de casa, ainda mais com esse atendimento tão especial”, relata. 

Ourilândia do Norte - Ainda na região do Araguaia, o Governo do Pará entregou, em maio de 2023, o Hospital Regional da PA-279, situado em Ourilândia do Norte. Com quatro andares, a unidade conta com 120 leitos, sendo 90 operacionais e 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, pediátrica e adulta. Além disso, conta com um centro de apoio diagnóstico para a realização de exames laboratoriais, de imagem e métodos gráficos como raios x, mamografia, tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia, entre outros. 

A unidade é referência na região nas especialidades de pediatria, obstetrícia de alto risco, traumatologia, cirurgia geral, oftalmologia, oncologia, cardiologia e nefrologia, incluindo Serviço de Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise) e uma Agência Transfusional (AT) da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). 

“Nesses dois hospitais, temos observado o impacto positivo na saúde pública da região, porque conseguimos desafogar várias demandas municipais e realizar várias cirurgias eletivas no decorrer desses dois últimos anos”, enfatiza a secretária de Saúde do Pará, Ivete Vaz. 

Renata Mota da Silva, de 26 anos, procurou o HRRM para uma cirurgia de hernioplastia epigástrica

Bannach - Também na região do Araguaia, o Hospital Municipal José Vieira dos Santos foi entregue reconstruído à população de Bannach em fevereiro de 2024, mediante convênio entre Governo do Pará e prefeitura local. 

O projeto de reconstrução incluiu a ampliação da capacidade de atendimento e obras estruturais, para deixar o ambiente humanizado e seguro para atendimento de baixa e média complexidade. A unidade hospitalar oferece 11 leitos, distribuídos entre os setores ambulatoriais e de internação, proporcionando atendimento médico e multiprofissional.

Cumaru do Norte - Também em fevereiro de 2024, a população de Cumaru do Norte recebeu o Hospital Municipal João Vieira da Cunha reconstruído por conta do convênio entre o Estado e a prefeitura local. Foram realizados os serviços de reconstrução do telhado, pintura de paredes interna e externa, implantação de banheiro para Pessoa com Deficiência (PcD), troca das instalações elétricas, implantação de sistema de combate a incêndio e reconstrução do piso. 

Santana do Araguaia - Também reconstruído por meio de convênio e entregue à população de Santana do Araguaia em julho de 2024, o Hospital Municipal de São Francisco de Assis passou a ter 48 leitos, além da incorporação de novos consultórios, laboratório e áreas de apoio técnico, administrativo e logístico. Construído há mais de 30 anos, o hospital, originalmente projetado para uma população de 16.800 habitantes, enfrentava desafios para atender à crescente demanda de uma população atual de 75 mil habitantes.

Sapucaia - Na mesma região, o Hospital Municipal de Sapucaia foi completamente reconstruído mediante convênio e entregue à população em fevereiro de 2024 com pintura nova, construção de abrigo de gerador, revisão de cobertura do telhado, troca de esquadrias, piso, forro, recuperação de reservatório elevado e revisão de toda a instalação elétrica. A unidade hospitalar disponibiliza 10 leitos clínicos, 01 obstétrico, 03 leitos pediátricos, totalizando 14 leitos. 

Tucumã - Ainda na região do Araguaia, em fevereiro de 2024, foi entregue a primeira fase do Hospital Municipal de Tucumã, também pela modalidade de convênio com prefeitura, o que correspondeu a 40 leitos, estruturação do setor de urgência e emergência, ala de diagnósticos com laboratório de bioquímica, ultrassonografia, eletrocardiograma e raio x, além de pavimentação, iluminação e paisagismo parcial.

Pau D’Arco - Em Pau D’Arco, município vizinho, a iniciativa pelo modelo de convênio beneficiou a ala de enfermaria do Hospital Antônia Pinheiro Cavalcante, que foi entregue totalmente reconstruída e ampliada em dezembro de 2021. Para a ocasião, o Estado realizou a readequação da ala de enfermaria clínica do hospital, bloco cirúrgico, centro de material esterilizado reestruturando, piso, paredes, forro e instalações elétricas, além da construção de um abrigo de resíduos. Ao todo, a área de intervenção foi de 650 metros quadrados.

Xinguara - O município de Xinguara recebeu a reconstrução e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) também pela modalidade de convênio, que também prossegue com as obras em Redenção, com as reformas dos hospitais municipais Pedro Paulo Barcauí e Iraci Machado de Araújo – onde, por sinal, foi entregue pelo Governo do Estado uma sala para comportar o mamógrafo enviado pela Sespa.