Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INOVAÇÃO

Novo sistema de pagamento de diárias da Seap gera economia ao Estado

Mais eficiente e menos oneroso, o sistema pode ser adotado por outros órgãos. Polícia Científica já foi à Secretaria conhecer a ferramenta.

Por Caroline Rocha (SEAP)
13/02/2025 11h19

Uma ferramenta criada para tornar o processo de emissão e pagamento de diárias na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) mais rápido e eficiente, além de menos oneroso aos cofres públicos, já vem despertando o interesse de outros órgãos da administração estadual. Representantes da Polícia Científica do Pará (PCEPA) estiveram na Seap, na manhã de quarta-feira (12), em visita técnica para conhecer o processo adotado pela Secretaria, que é totalmente on-line, reduzindo ainda a burocracia e possíveis erros, e garantindo que os pagamentos ocorram antes da viagem, conforme determina o decreto de diárias.

Técnicos foram ver de perto a funcionalidade do novo sistema

O processo, desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas, vinculada à Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), foi apresentado há uma semana para os servidores, com ênfase em seu potencial de otimização do pagamento de diárias.

Viabilidade - O perito criminal e gestor de Tecnologia da Informação da Polícia Científica, Valdinei Brandão, informou que a visita teve o objetivo de conhecer a funcionalidade e a estrutura da ferramenta, além de estudar a viabilidade de uma parceria para implantação da solução na PCEPA.

“Viemos entender como o sistema funciona, sua arquitetura e tecnologia utilizada. A partir disso, nossa direção deve entrar em contato com o secretário do sistema penal para discutir uma possível transferência de tecnologia, por meio de cooperação entre os dois órgãos. Esse sistema pode aprimorar nossa gestão de diárias, garantindo mais controle e transparência”, disse Valdinei Brandão.

A visita da equipe da Polícia Científica é o primeiro passo para uma possível parceria entre os órgãos da segurança pública do Estado, fortalecendo a integração tecnológica e aprimorando a gestão operacional e aplicação dos recursos públicos.

Otimização - Antes da automatização, os servidores da Seap precisavam preencher manualmente os formulários de solicitação de diárias, copiando informações e utilizando editores de texto, o que aumentava o risco de erros. Com o novo sistema, basta inserir a matrícula do servidor para que os demais dados sejam carregados automaticamente. Essa ferramenta foi viabilizada graças à infraestrutura desenvolvida e à aplicação de boas práticas de programação.

Para Arthur Corrêa, responsável pelo desenvolvimento do sistema de diárias na Seap, o interesse de outros órgãos representa o reconhecimento ao trabalho realizado. “Desenvolvemos o sistema inicialmente para atender às demandas da Seap, mas ficamos felizes ao ver que outras secretarias também se interessaram. No futuro, podemos trabalhar em uma versão mais flexível, que atenda a diferentes necessidades”, destacou Arthur Corrêa.

Além de otimizar a gestão administrativa, a mudança proporciona benefícios diretos aos servidores que precisam se deslocar a trabalho. Com o novo sistema, o pagamento será antecipado, assegurando maior previsibilidade e transparência.

Outro problema solucionado foi a inscrição de servidores como “diversos”, o que permitia que algumas solicitações ficassem sem prestação de contas, resultando no bloqueio para novos pedidos. “Antes, não havia um controle eficiente. Agora, o sistema previne esse tipo de ocorrência, garantindo mais segurança e transparência”, explicou Igor Guimarães, analista de Gestão Pública da DGP e membro da equipe de desenvolvimento.