Com investimento de R$ 4,8 milhões, Governo do Pará entrega 2 mil coletes balísticos para a PCPA na quarta-feira, 12
Com coletes balísticos, os agentes atuam com maior segurança em operações e no dia a dia
![Crédito: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará](/midias/2024/medias/21236_9235dc8c-88d4-8127-9199-72d333bf280e.jpg)
Mantendo o compromisso de investir fortemente na área da Segurança Pública, o Governo do Pará entrega nesta quarta-feira (12), 2 mil unidades de coletes balísticos para reforçar o trabalho da Polícia Civil (PCPA). A ação recebeu um investimento de mais de R$ 4,8 milhões, oriundos do Fundo de Investimento de Segurança Pública (Fisp), destinado a melhorias estruturais e funcionais para os órgãos estaduais de segurança.
Dentro da estratégia da Segurança Pública Estadual, a segurança dos agentes é ponto importante de investimento, oferecendo condições para prestação de um serviço ainda mais qualificado para a população paraense, reforça o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
“Investir na qualidade de trabalho dos agentes de segurança pública não é apenas uma questão de eficiência operacional, mas sim um investimento fundamental na preservação da vida e na segurança da nossa população. A garantia de equipamentos de proteção individual de alta qualidade, como coletes balísticos adequados e bem conservados, é um exemplo crucial desse investimento. Um agente protegido se sente mais seguro e confiante para atuar, o que resulta em melhor desempenho e maior capacidade de resposta em situações de risco”, destacou.
Os novos itens servirão para a renovação de itens da instituição, em um processo natural de troca, em atenção à validade dos coletes que estavam em uso. Com isso, permitirá a agentes que desempenhem suas funções com mais proteção e eficácia. Os equipamentos são fundamentais para garantir a segurança e integridade física dos agentes, salienta o delegado-geral da PCPA, Walter Resende.
“Estes coletes balísticos representam um reforço crucial na proteção dos nossos servidores, que enfrentam desafios constantes no dia a dia. Nossa prioridade é garantir que eles tenham a segurança necessária para desempenhar suas funções com confiança e eficiência”, afirma o delegado-geral.
![Crédito: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará](/midias/2024/medias/21236_cd840d20-c897-53c5-27bd-d3aba01cf723.jpg)
Os contínuos investimentos e ações consolidadas pelo Governo do Estado para o Sistema Estadual de Segurança Pública, refletem principalmente na redução dos indicadores de Criminalidade Violenta no Pará, conforme apontam os dados referentes a janeiro de 2025.
O mês é considerado o melhor entre todos da linha histórica na redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) - que reúne homicídios, latrocínios, feminicídios e lesão corporal seguida de morte . Janeiro de 2025 registrou redução de 13,25% no mês no comparativo com janeiro de 2024, e ainda, uma queda de 49,29% se comparado a janeiro de 2019, primeiro mês da atual gestão.
Investimentos - Nos primeiros meses de 2025, o Governo do Pará avançou com investimentos para fortalecer a Segurança Pública. Houve a entrega da reestruturação do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFLu); além de 2.800 armas não letais (taser) para a Polícia Militar. Também foram entregues 10 viaturas blindadas para as polícias Militar e Civil.
O Estado também entregou seis caminhões de combate a incêndio ao Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e realizou a assinatura de convênio com a Prefeitura de Belém referente às fiscalizações e orientações no trânsito da capital. Houve ainda a entrega da nova Delegacia de Murinin, em Benevides, de 180 viaturas para a Polícia Civil e do novo Complexo de Polícia Civil em Canaã dos Carajás.