Pará fortalece presença no Mapa do Turismo Brasileiro com inclusões e renovações
No primeiro mês do ano, Almeirim, Anapu, Oriximiná e Tucumã renovaram a participação no Mapa, e Monte Alegre entrou pela primeira vez na política de planejamento e desenvolvimento turístico do gove4rno federal
![Crédito: Bruno Cruz / Agência Pará](/midias/2025/medias/20250125092524-GF00022795-F00371833.webp)
Em janeiro, o Estado do Pará consolidou ainda mais sua posição no cenário turístico nacional com a renovação de quatro municípios no Mapa do Turismo Brasileiro: Almeirim, Anapu, Oriximiná e Tucumã. Monte Alegre foi incluído pela primeira vez, ampliando a representatividade do Estado nesse importante instrumento de planejamento e desenvolvimento turístico do governo federal.
O Mapa do Turismo Brasileiro, iniciativa do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo, define as áreas prioritárias para políticas públicas no setor. A participação no Mapa indica que o município está organizado em termos de gestão turística, estando apto a captar recursos para investimentos em infraestrutura, promoção de destinos, capacitação profissional e outros projetos estratégicos.
![Crédito: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará](/midias/2021/medias/10216_69b3aac6-b6b0-4cb7-ca0d-9b8e9f23f63d.jpg)
Hugo Almeida, interlocutor estadual do PRT e gerente de Estruturação dos Destinos Turísticos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), destacou a relevância dessas atualizações. Segundo ele, "a permanência de municípios no Mapa demonstra continuidade na gestão pública, enquanto as novas inclusões representam oportunidades de impulsionar as economias locais, valorizar culturas regionais e atrair investimentos".
Expansão - A inclusão de Monte Alegre reflete os esforços contínuos da Setur em expandir o turismo para novas áreas do Estado, reconhecendo o potencial turístico de diferentes regiões. O município é conhecido por suas riquezas naturais e culturais, que agora ganham maior visibilidade no cenário nacional.
![Crédito: Bruno Cecim / Ag.Pará](/midias/2024/medias/20980_bc7b918a-aba7-ccf5-5965-4d919dc0b660.jpg)
O secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, enfatizou a importância dessas conquistas. "A integração de mais municípios ao Mapa do Turismo Brasileiro é um reflexo do nosso compromisso em estruturar o setor em todo o Estado. Isso não apenas fortalece o turismo regional, mas também gera emprego, renda e oportunidades para a população paraense. Com essas atualizações, o Pará reforça seu compromisso com o desenvolvimento turístico sustentável, buscando sempre valorizar as potencialidades locais e promover o crescimento econômico e social das comunidades envolvidas”, destacou Eduardo Costa.