Fasepa certifica socioeducandos concluintes do Curso de Auxiliar de Logística
Em parceria com a Sectet, a Fundação oferece qualificação profissional aos jovens que cumprem medidas socioeducativas, para que trilhem novos caminhos no futuro
A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), por meio da Diretoria de Atendimento Socioeducativo (DAS), Eixo Profissionalização, certificou na manhã desta sexta-feira (7) socioeducandos que concluíram o Curso de Auxiliar de Logística. A cerimônia, realizada na sede da Fasepa, foi promovida em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), via Programa Capacita COP 30.
![Crédito: Divulgação](/midias/2025/medias/20250207174716-GC00064402-F00222617.webp)
O evento contou com as presenças do presidente da Fasepa, Carlos Alberto de Andrade Rodrigues Junior, de diretores, gestores das unidades de Atendimento Socioeducativo, coordenadores e representantes do Capacita COP 30, além dos concluintes e seus familiares.
O objetivo do evento, de acordo com Nazaré dos Anjos, uma das organizadoras e integrante do Eixo Profissionalização, "foi proporcionar aos socioeducandos uma celebração que ressalte a importância dessa conquista. A profissionalização é um passo fundamental na construção de um futuro melhor. Planejamos e organizamos tudo com muito carinho, para reconhecer o esforço e a dedicação de cada um dos concluintes".
A iniciativa oferece qualificação profissional aos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, e proporciona oportunidades de reintegração social e inserção no mercado de trabalho. O Curso de Auxiliar de Logística, uma das várias capacitações oferecidas em preparação à COP 30, garante conhecimentos essenciais para atuação no setor logístico, que tem grande demanda no mercado de trabalho atual. Os socioeducandos receberam os certificados com a expectativa de ampliar as perspectivas de futuro na sociedade.
![Crédito: Divulgação](/midias/2025/medias/20250207174716-GC00064402-F00222618.webp)
O presidente da Fasepa destacou a importância do Programa Capacita COP 30 como uma ferramenta de transformação e resgate da cidadania dos jovens, enfatizando que a educação e a capacitação são fundamentais para a construção de um futuro melhor. “A Certificação Capacita COP 30 representa mais do que a conclusão de um curso; simboliza uma nova oportunidade para cada socioeducando que se dedica a construir um futuro melhor”, disse o gestor, reforçando que “na Fasepa a educação e a capacitação são fundamentos essenciais para a transformação social, possibilitando que esses jovens ampliem seus horizontes e trilhem caminhos mais promissores. Nosso compromisso é continuar fortalecendo iniciativas que promovam autonomia, dignidade e reinserção social, reafirmando a esperança e o potencial de cada um deles”.
Impacto positivo - Na cerimônia também foi destacada a parceria com a Sectet e o impacto positivo do "Capacita COP 30". Adri Rabelo, coordenador do Programa, destacou que, "mais do que números, essa cerimônia demonstra que cada certificação é uma oportunidade, uma porta que se abre para cada pessoa que participa e se capacita. O desejo de todos nós, da Sectet, é que possamos, cada vez mais, fortalecer essa parceria com a Fasepa e oferecer cursos que realmente transformem a vida desses jovens e adolescentes".
![Crédito: Divulgação](/midias/2025/medias/20250207174718-GC00064402-F00222621.webp)
A expectativa da Fasepa é, em breve, oferecer novos cursos e oportunidades de qualificação a mais socioeducandos, ampliando o impacto do Programa. Segundo Kátia Porfírio, coordenadora Técnica da Diretoria de Atendimento Socioeducativo, "nosso compromisso é proporcionar aos jovens a oportunidade de se capacitar e mudar suas vidas. Estamos trabalhando para expandir as opções de cursos profissionalizantes, oferecendo mais oportunidades de qualificação profissional e reintegração social”.
Texto: Dani Valente - Ascom/Fasepa