'Entre Elas' promove palestra sobre prevenção da gravidez na adolescência e ISTs
Realizado em parceria com o Instituto Mais Mulheres, o evento ofereceu informações essenciais à conscientização das famílias sobre saúde sexual e reprodutiva
O Projeto “Entre Elas”, da Fundação ParáPaz, promoveu nesta sexta-feira (7) palestra em alusão à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que ocorre todos os anos de 1º a 8 de fevereiro, com o objetivo de informar sobre como prevenir a gravidez precoce e as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O evento, realizado no Bairro do Una, em Belém, contou com a parceria do Instituto Mais Mulheres.
![Crédito: Divulgação](/midias/2025/medias/20250207151448-GC00064397-F00222585E.webp)
A palestra “Viva seu tempo: Previna a gravidez na adolescência, Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids” foi ministrada pela médica Lia Lobato, especialista em controle e tratamento de pessoas vivendo com HIV/Aids. Ela falou sobre a importância da prevenção, desde a primeira relação sexual, não só para evitar a gravidez, mas também para proteger a saúde contra as ISTs. A médica repassou vários esclarecimentos sobre uso do preservativo, atitude que pode fazer toda a diferença.
![Crédito: Divulgação](/midias/2025/medias/20250207151433-GC00064397-F00222584E.webp)
Proteção - O encontro foi um momento de aprendizado para as famílias, que puderam se aprofundar no tema e tirar dúvidas com a especialista. Além da palestra, todos receberam preservativos, reforçando a importância do autocuidado.
Patrícia Potiguar, coordenadora do Projeto “Entre Elas”, reforçou que essas ações são fundamentais para a conscientização da comunidade, oferecendo alternativas e conhecimentos para a construção de um futuro mais saudável para os jovens. “A gestação não planejada na adolescência pode comprometer a vida escolar da jovem mãe, aumentar a vulnerabilidade dela e do bebê, e representar diversos riscos à saúde”, disse.