Emater incentiva agricultura familiar de Santa Bárbara, com Car e projetos
Iniciativas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) têm a parceria da prefeitura municipal
O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Santa Bárbara, em parceria com aquela Prefeitura, entregou o Cadastro Ambiental Rural (Car) para 20 famílias da zona rural da Região Metropolitana de Belém (RMB). A solenidade, na quarta-feira (5), ocorreu na Casa do Trabalhador, vinculada ao Sistema Nacional de Emprego (Sine), no centro do município.
Obrigatório para o acesso a quaisquer políticas públicas da agricultura familiar, o Car representa o tratamento mapeado de dados ambientais de cada propriedade, via geotecnologias, e embasa projetos e programas de preservação ecológica e desenvolvimento sustentável.
O agricultor Celso Mescouto, de 65 anos, conta que o car recebido era muito esperado: “Hoje o Car chegou, na hora oportuna. Veio somar muito. Estamos muito felizes. A Emater tem sido de suma importância ao nosso município: vai às propriedades, chovendo ou não; verifica a realidade do produtor, conhece. A parceria da Emater com a Prefeitura só tem dado bons resultados”, considera.
Os beneficiários de agora pertencem às comunidades Ana Júlia e Aracy, na Estrada de Mosqueiro (rodovia Augusto Meira Filho, PA-391), e às comunidades Colônia Chicano, Expedito Ribeiro e São João Batista, no Ramal do Genipaúba, ao longo da rodovia PA-408. Nas propriedades de um a 12 hectares, as principais atividades são mandiocultura, criação de galinhas e porcos, cultivo de tambaqui em cativeiro e plantio de hortaliças (sobretudo cheiro-verde e couve).
Conforme o chefe do escritório local da Emater em Santa Bárbara, o engenheiro de pesca Jovelino José Itapirema, especialista em Gestão Pública, a emissão de car pela Emater corresponde ao cumprimento de metas estabelecidas no planejamento do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) 2025 e contextualiza-se no processo integrado do Governo do Estado para regularização ambiental.
“O objetivo é alcançar as propriedades que ainda não têm Car. O car é um passo e uma ferramenta, porque encaminha orientação técnica, conscientização, aproveitamento sustentável das áreas e recuperação ambiental. Sabemos da importância de obedecer à legislação, de se manter app [área de preservação permanente], composição florestal. Isso adquire mais relevo ainda por conta da Cop-30 [Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025, a se realizar na capital Belém]. Em Santa Bárbara, por exemplo, começamos a adaptar propostas de 'piscicultura sustentável', com respeito à mata ciliar e minimização de impactos”, explica o gestor.
Microcrédito
Com o Car nas mãos, os agricultores já podem dispor de crédito rural. Na quinta-feira (6), cinco famílias receberam a microlinha Acredita, do Banco da Amazônia (Basa). Os contratos individuais chegam a R$ 8 mil.
De acordo com a Emater, somente entre janeiro e fevereiro, 20 famílias foram contempladas com crédito rural no município.
Texto de Aline Miranda