Hospital Ophir Loyola certifica 59 especialistas nos programas de Residência
A instituição é marcada pela tradição em Ensino e Pesquisa. Os programas de Residência garantem profissionais preparados para o mercado de trabalho.
O Hospital Ophir Loyola (HOL) promoveu a formatura de 59 participantes dos programas de Residência Médica, Multiprofissional e Uniprofissional, na noite de terça-feira (4), no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém. A solenidade contou com as presenças de toda a diretoria do Hospital e autoridades acadêmicas, que entregaram os certificados aos novos especialistas. O HOL é reconhecido como Hospital de Ensino e Pesquisa, responsável pela formação de 357 especialistas, desde 2019 até dezembro de 2024.
A Residência é um curso de pós-graduação voltado à formação teórica e prática em áreas específicas da saúde, e tem como objetivo preparar os profissionais por meio da capacitação intensiva e supervisionada.
Os 59 especialistas foram formados nos seguintes programas: Residência Médica, Residência Multiprofissional em Oncologia, Residência Uniprofissional em Enfermagem e Residência Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.
Para os recém-formados, que já haviam conquistado o título de especialista ao concluir a pós-graduação, a cerimônia de formatura representou o fechamento de um ciclo longo e desafiador, marcado por dedicação e resiliência. A maioria desses profissionais é formada por jovens ainda no início de carreira.
Continuidade - O diretor-geral do HOL, Heraldo Pedreira, destacou o impacto positivo de novos especialistas no mercado de trabalho, fruto da formação de excelência proporcionada pela instituição. “Estamos formando a nova geração de profissionais para dar continuidade à missão do Hospital. Nosso objetivo é fortalecer o mercado de trabalho, capacitando-os para enfrentar os desafios da saúde em nossa região”, disse o gestor.
A solenidade reafirmou o compromisso do Hospital Ophir Loyola com a produção de conhecimento científico de qualidade, aliado à excelência no cuidado oferecido aos pacientes.
Diferencial - Margaret Braun, diretora de Ensino e Pesquisa, diante de profissionais que se especializaram com excelência na instituição, ressaltou o diferencial na qualidade de ensino oferecido pela instituição.
“O Hospital Ophir Loyola possui uma grande vantagem: é credenciado pelo Ministério da Educação e dedicado ao ensino, tanto de graduação quanto de pós-graduação. Estamos avançando significativamente na área de Ensino e Pesquisa, com programas como residência, mestrado e doutorado, em colaboração com as universidades estaduais e a Universidade Federal. Estamos vivendo um momento muito positivo no campo educacional. No futuro, esperamos firmar convênios internacionais, o que trará benefícios não apenas à comunidade médica e científica, mas também à sociedade como um todo", anunciou Margaret Braun.
Para Rafael Milo, um dos recém-formados na área de Medicina, “foi uma noite de muita alegria. Foram três anos de sacrifício, de choro, de alegria. Chegar nesse momento é como se fosse a cereja do bolo. O HOL me proporcionou uma formação de altíssimo nível, e sou grato por isso”.
“A Residência Médica no Hospital é uma das mais completas do Brasil, quando se trata de cirurgia geral, com casos de hérnia, derivação biliodigestiva, colecistectomia videolaparoscópica (retirada da vesícula). Temos a cirurgia por vídeo avançada, no caso da cirurgia bariátrica. Além disso, nós temos uma formação importante na parte de cirurgia oncológica, cirurgia ginecológica, cirurgia oncológica de cabeça e pescoço, de tórax. É uma das melhores residências médicas da atualidade”, garantiu Rafael Milo.
Segundo a diretora Clínica do HOL, Vânia Brilhante, “ser um profissional da saúde é, todos os dias, escolher cuidar do próximo. Como residente hospitalar é acolher aqueles que enfrentam tratamentos desafiadores, como o combate ao câncer”.
Premiação - Além da entrega dos certificados, a cerimônia premiou os melhores Trabalhos de Conclusão de Residência (TCRs). Foram entregues 47 TCRs, sendo 23 do Programa de Residência Médica; dois do Programa Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; nove do Programa Uniprofissional em Enfermagem e 13 do Programa de Residência Multiprofissional.
Recém-formada em Residência Médica, Laís Pimentel, 29 anos, teve o TCR premiado como o melhor nessa categoria. “Receber essa premiação reflete muito trabalho, muita dedicação. Eu sou do Maranhão. Tive que abdicar da minha família para viver em um local em que eu não tenho parentes. Precisei ser forte e resiliente para conseguir vencer e chegar até aqui. É uma noite muito especial; uma noite que marca a conclusão de uma jornada. No meu caso, foram dois anos de Clínica Médica, dois anos de Hematologia, uma trajetória de quatro anos de muito trabalho e muita dedicação”, disse Laís Pimentel.
Texto: David Martinez, sob supervisão de Leila Cruz- Ascom/HOL