Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA PELA VIDA

Fundação Hemopa e empresa privada realizam campanha de doação de sangue

A coleta na cervejaria Cerpa conta com o apoio da unidade móvel do Hemopa, e visa mobilizar funcionários e a comunidade do entorno para a manutenção do estoque de sangue

Por Aline Seabra (HEMOPA)
05/02/2025 16h54
A unidade móvel do Hemopa recebe as doações na Cerpa durante dois dias

Para fortalecer o estoque de sangue e incentivar a solidariedade entre a população, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realiza, nesta quarta (5) e quinta-feira (06) uma campanha de doação em parceria com a cervejaria Cerpa. A ação ocorre no Bairro do Tapanã, em Belém, e conta com o apoio da unidade móvel de coleta, que facilita o acesso dos voluntários.

A iniciativa busca sensibilizar doadores voluntários e incentivar novas pessoas a contribuírem com o banco de sangue estadual, garantindo o abastecimento para pacientes que precisam de componentes do sangue. São dois dias da campanha, seguindo os protocolos de segurança e cuidado com os voluntários.

Assistente social Vanessa Pimentel: empresas têm um grande alcance

A assistente social Vanessa Pimentel, da Gerência de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, destacou a importância da parceria com a empresa paraense. “A parceria com a Cerpa é um passo muito importante para fortalecer a conscientização sobre a doação de sangue. Como empresa paraense, ela tem um grande alcance e influencia diretamente a nossa comunidade. Nossa motivação ao buscar essa parceria foi justamente ampliar o número de doadores e incentivar a solidariedade, mostrando que doar sangue é um ato simples, mas que salva muitas vidas. Com essa união, esperamos mobilizar ainda mais pessoas, garantindo que nossos estoques estejam sempre abastecidos, e que nenhum paciente fique sem atendimento. É gratificante ver empresas locais se engajando nessa causa e incentivando seus colaboradores e clientes a se tornarem doadores. Juntos, podemos fazer a diferença e salvar muitas vidas”, afirmou Vanessa Pimentel.

Coordenadora Karina Pantoja: busca de bem-estar para a comunidade

A coordenadora de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Cerpa, Karina Pantoja, ressaltou que a iniciativa faz parte das ações de responsabilidade social da empresa. “A gente tem como princípio, um dos nossos pilares de preocupação aqui na Cerpa, trabalhar com qualidade de vida e campanhas de incentivo. Temos um comitê sustentável, o COP 30, que busca criar ações voltadas para o bem-estar da comunidade e do meio ambiente. Com essa parceria junto com o Hemopa queremos estruturar um calendário anual, para que a Cerpa adote a campanha de doação de sangue pelo menos duas vezes ao ano”, adiantou.

Mobilização - Ainda segundo Karina Pantoja “grande parte dos nossos funcionários já doa há muitos anos. Eles se sentem felizes em poder participar dessa campanha. Estamos aproveitando uma pausa na produção para mobilizar ainda mais pessoas. Divulgamos bastante durante toda a semana, e a expectativa é alcançar a meta estipulada para essa primeira campanha”.

Doadora Vanira Santos: solidariedade e 'emoção indescritível'

A doadora Vanira Santos compartilhou sua experiência e a emoção em poder ajudar. “Para mim, doar sangue é um ato de amor ao próximo. Saber que, com uma simples doação, posso ajudar a salvar vidas, é uma emoção indescritível. Sempre tive vontade de contribuir de alguma forma, e essa campanha do Hemopa na Cerpa foi a oportunidade perfeita para isso”, afirmou.

Ela reforçou a importância de incentivar mais pessoas a se tornarem doadoras. “O sentimento de estar aqui hoje, praticando esse ato altruísta, é de gratidão e dever cumprido. A gente nunca sabe quando alguém próximo pode precisar. Se podemos ajudar agora, por que não fazer a diferença? Espero que mais pessoas se inspirem e venham doar. É um gesto simples, mas que tem um impacto imenso na vida de quem precisa”, acrescentou.

Serviço: A campanha prossegue até quinta-feira (06), na Cervejaria Cerpa, localizada na  Avenida Arthur Bernardes, nº 7699, no Tapanã, das 8h às 17h. Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos, que estejam em boas condições de saúde e pesem a partir de 50 kg. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis. Também é necessário apresentar um documento oficial com foto.