Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ONCOLOGIA

Hospital Oncológico Infantil adere à mobilização nacional "Vá de Lenço"

Campanha conscientiza sobre a doença e homenageia os mais de 900 pacientes em tratamento na unidade

Por Leila Cruz (HOIOL)
04/02/2025 14h15
Profissionais usam lenços em apoio aos pacientes oncológicos

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol), referência no tratamento de crianças com câncer, participa da 9ª edição da campanha nacional “Vá de Lenço” em parceria com a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale). O movimento, que já se consolidou como um dos maiores do país na área de conscientização sobre o câncer, visa sensibilizar a população sobre a realidade enfrentada por milhares de pessoas, além de promover a conscientização sobre os sintomas, os fatores de risco e a importância do diagnóstico precoce e apoiar as famílias

A campanha propõe que os participantes usem um lenço como símbolo de solidariedade e apoio a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, que muitas vezes perdem o cabelo durante o tratamento quimioterápico. A ação é uma forma de humanizar e visibilizar a luta dessas crianças, além de fortalecer a união entre as famílias, pacientes e profissionais de saúde. A adesão do Hospital Oncológico Infantil à campanha ocorreu em 2017 e vai além de um simples gesto de apoio, atualmente a instituição de saúde tem mais de 900 pacientes em tratamento contra o câncer. 

Campanha propõe que os participantes usem um lenço como símbolo de solidariedade e apoio a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, que muitas vezes perdem o cabelo durante o tratamento quimioterápico

Segundo a diretora-geral do Hospital, Sara Castro, a iniciativa não apenas fortalece o combate ao estigma associado ao câncer, mas também proporciona um espaço de acolhimento e empatia para os pequenos pacientes e respectivas famílias. "O câncer infantil é uma realidade muito dura, mas é fundamental que as crianças e seus entes queridos se sintam apoiados. Ao usarmos o lenço, mostramos que eles não estão sozinhos nessa luta", afirmou  a gestora.

“A ação acontece todos os anos no mês de fevereiro, e é um momento de reflexão e mobilização, não apenas para quem vive a realidade do câncer, mas para toda a sociedade. Com essa adesão, o Hospital Oncológico Infantil reforça o compromisso com a causa e com a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes que enfrentam o câncer”, informou a coordenadora de Humanização do Hoiol, Natacha Cardoso.

De acordo com a Abrale, a campanha "Vá de Lenço" já é um grande sucesso, mobilizando diversas instituições em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal. O representante de Apoio ao Paciente da Abrale, o psicólogo Benevides Silva, destaca outras parcerias que são desenvolvidas em parceria com o hospital.

“Temos o projeto Dodói, desenvolvido por meio de uma parceria da Associação com o Instituto Maurício de Souza, onde entregamos um kit com um boneco da Mônica ou do Cebolinha como ferramenta lúdica para explicar as etapas do tratamento para os pacientes e familiares. Assim como o Onco Ensino, que é uma plataforma educacional para complementar  a estratégia de educação permanente e aperfeiçoamento dos profissionais que atuam no diagnóstico e tratamento oncológico no hospital”, informou.

Serviço: Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o Hospital Oncológio Infantil Octávio Lobo é referência na região amazônica no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil, na faixa etária entre 0 e 19 anos. A unidade é gerenciada pelo Instituto Diretrizes, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e atende pacientes oriundos dos 144 municípios paraenses e Estados vizinhos.