Emoção marca reencontro familiar no Jardim Sensorial do Hospital Regional dos Caetés
Paciente internado há 12 dias para tratamento renal revê o filho durante passeio terapêutico
Um momento de emoção foi protagonizado por pai e filho no Jardim Sensorial, espaço simbólico do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, nordeste paraense. Jorge Augusto de Souza, 42 anos, na manhã desta segunda-feira (3) fazia um passeio terapêutico pelo Complexo Hospitalar, referência na assistência de média e alta complexidade oferecida pelo Governo do Pará, quando reencontrou o filho de 10 anos, Jorge Augusto de Souza Junior, após 12 dias de internação para tratamento dialítico.
“Uma ação maravilhosa. Quanta saudade estava do meu filho! Parabenizo cada colaborador pela ação. O passeio terapêutico me permitiu sair um pouco do quarto e ainda reencontrar meu filho. Só tenho a agradecer a todos”, disse o paciente.
O encontro, que emocionou e alegrou o paciente, foi promovido pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), reforçando o compromisso do Hospital em promover acolhimento e bem-estar, aliando assistência médica e apoio emocional no processo de recuperação.
Alívio para a saudade - Jéssica Moraes, nutricionista clínica e vice-presidente do GTH, destacou que "proporcionar momentos como este no ambiente hospitalar é de grande satisfação para toda a equipe multidisciplinar, beneficiando diretamente na recuperação dos nossos pacientes. O contato familiar transforma a estadia do paciente em algo mais leve, ajudando a aliviar a saudade e a angústia por estar longe de casa”.
Na avaliação da psicóloga clínica Amanda Barros, "oferecer este acolhimento é de extrema importância. Observamos que a visita de pessoas queridas no processo de internação traz ânimo para dar continuidade ao tratamento, visto que a saudade é uma queixa recorrente no processo de hospitalização. Esses encontros possibilitam o fortalecimento de vínculos afetivos, contribuindo com o bem-estar do paciente e do familiar”.
Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), que inclui o Hospital Regional, a Policlínica e o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob gestão do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O atendimento é 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade fica na Avenida Barão de Capanema, Centro, sede municipal de Capanema. Mais informações: (91) 3122-7391.
Texto: Felipe Brito – Ascom/CHC