Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Emoção marca reencontro familiar no Jardim Sensorial do Hospital Regional dos Caetés

Paciente internado há 12 dias para tratamento renal revê o filho durante passeio terapêutico

Por Governo do Pará (SECOM)
03/02/2025 15h11

Um momento de emoção foi protagonizado por pai e filho no Jardim Sensorial, espaço simbólico do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, nordeste paraense. Jorge Augusto de Souza, 42 anos, na manhã desta segunda-feira (3) fazia um passeio terapêutico pelo Complexo Hospitalar, referência na assistência de média e alta complexidade oferecida pelo Governo do Pará, quando reencontrou o filho de 10 anos, Jorge Augusto de Souza Junior, após 12 dias de internação para tratamento dialítico.

Jorge Augusto recebeu o carinho da família enquanto trata doença renal no HRPC

“Uma ação maravilhosa. Quanta saudade estava do meu filho! Parabenizo cada colaborador pela ação. O passeio terapêutico me permitiu sair um pouco do quarto e ainda reencontrar meu filho. Só tenho a agradecer a todos”, disse o paciente.

O encontro, que emocionou e alegrou o paciente, foi promovido pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), reforçando o compromisso do Hospital em promover acolhimento e bem-estar, aliando assistência médica e apoio emocional no processo de recuperação.

Pai e filho em sintonia, amenizando a saudade

Alívio para a saudade - Jéssica Moraes, nutricionista clínica e vice-presidente do GTH, destacou que "proporcionar momentos como este no ambiente hospitalar é de grande satisfação para toda a equipe multidisciplinar, beneficiando diretamente na recuperação dos nossos pacientes. O contato familiar transforma a estadia do paciente em algo mais leve, ajudando a aliviar a saudade e a angústia por estar longe de casa”.

Na avaliação da psicóloga clínica Amanda Barros, "oferecer este acolhimento é de extrema importância. Observamos que a visita de pessoas queridas no processo de internação traz ânimo para dar continuidade ao tratamento, visto que a saudade é uma queixa recorrente no processo de hospitalização. Esses encontros possibilitam o fortalecimento de vínculos afetivos, contribuindo com o bem-estar do paciente e do familiar”.

Equipe multiprofissional destaca importância do contato familiar no processo de recuperação dos pacientes

Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), que inclui o Hospital Regional, a Policlínica e o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob gestão do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O atendimento é 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade fica na Avenida Barão de Capanema, Centro, sede municipal de Capanema. Mais informações: (91) 3122-7391.

Texto: Felipe Brito – Ascom/CHC