Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E DIVERSÃO

Mangueirão abre calendário oficial do futebol brasileiro com grande festa

Público de mais de 49 mil torcedores vibrou e mesmo sob uma forte chuva amazônica, o sistema de drenagem do estádio garantiu o megaevento

Por Jessé Lima Melo (SEEL)
02/02/2025 19h51

A “terra do açaí e do tacacá” abriu o calendário oficial do futebol brasileiro de 2025, na tarde deste domingo (2), no Estádio Olímpico do Pará-Jornalista Edgar Proença, o Novo Mangueirão, com a final da Supercopa Rei. Um público de mais de 49 mil torcedores para a partida Flamengo x Botafogo, grande clássico do Brasil.

A decisão da Supercopa veio para a capital paraense, Belém, graças ao Governo do Pará, que garantiu obras estruturantes e transformou o Mangueirão em uma das principais arenas multiuso da região Norte do país, capaz de sediar eventos de nível nacional e internacional, inclusive, de forma simultânea.

Neste domingo, em Belém, as duas torcidas fizeram a festa no moderno Novo Mangueirão, reconstruído e ampliado, no ano de 2023 pelo Governo do Estado. O estádio dispõe da mesma tecnologia dos principais estádios do mundo.

A cantora paraense Joelma se apresentou no Mangueirão, antes do clássico da Supercopa Rei entre Botafogo e Flamengo. O show com bailarinos e um espetáculo pirotécnico, embalou as duas torcidas que cantaram com Joelma músicas clássicas, do tempo da banda Calypso até o mega sucesso da cantora "Voando pro Pará".

O governador Helder Barbalho ressaltou a importância do Pará nas rotas dos grandes eventos do esportivo do país. “É muito especial abrir o calendário do futebol brasileiro, primeira em vez, a Supercopa Rei, no Norte do país, aqui na capital paraense, saindo de centros de Rio e São Paulo, para prestigiar o Pará. Aqui no nosso Estado, no nosso Mangueirão, a torcida extraordinária", afirmou.

"E o paraense acolheu a todos, o povo de fora pôde conhecer Belém, conhecer a nossa cultura, nossa gastronomia, a cidade cheia, evento lindo. A estratégia de Belém, a estratégia do Pará, é consolidar, estar na rota de grandes eventos, de grandes empreendimentos, e isso cada vez mais, coloca o Pará como protagonista em todo o Brasil”, disse o governador. 

Sob uma chuva amazônica, o Flamengo levantou o troféu de tricampeão diante da imensa torcida que tomou conta do Mangueirão, ao vencer o Botafogo, pelo placar de 3 a 1. Uma partida emocionante.

Os gols da partida foram marcados duas vezes pelo jogador Bruno Henrique, aos 13 minutos, de pênalti e, aos 20 minutos, do primeiro tempo. Na segunda etapa, Luiz Araújo ampliou para o Mengão. O único gol pelo Botafogo foi marcado pelo jogador Patrick de Paula.

SISTEMA DE DRENAGEM DO MANGUEIRÃO GARANTIU O CLÁSSICO 

Aos 15 minutos do primeiro tempo, uma forte tempestade atingiu Belém, sem dar tréguas, o que levou a arbitragem decidir pela suspensão da partida por 30 minutos, até que se avaliasse a capacidade de jogo do gramado do estádio. A paralisação foi necessária para garantir a segurança dos jogadores e preservar a integridade do jogo. O regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prevê que, em casos de paralisação por mau tempo, a partida pode ser retomada dentro de um prazo de até 60 minutos.

Durante a paralisação, as comissões técnicas  ficaram impressionados pela boa condições do gramado “bermuda celebration”, utilizado nos principais campos de futebol do mundo, e a excelente drenagem do estádio que foi um dos fatores predominante para a manutenção da partida, depois de uma grande tempestade. Após a diminuição da chuva, e a avaliação dos árbitros, a partida foi retomada.

PALCO DE EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

A capital paraense vem se consolidando no cenário nacional e internacional na rota de grande eventos esportivos e culturais, com o Novo Mangueirão e o Mangueirinho, equipamentos modernos, capazes de sediar uma série de eventos de destaque. Com o trabalho do Governo do Pará na valorização dos seus principais palcos esportivos do Norte do país, o efeito, Belém ganha visibilidade como um dos principais destinos dos grandes eventos esportivos do país. 

Além de receber pela primeira vez uma final da Supercopa, o Mangueirão também pode contar com outros grandes jogos nos próximos anos. A maior competição mundial do futebol feminino será realizada no Brasil pela primeira vez, e a capital paraense é forte candidata a ser umas das cidades sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 da Fifa. Em agosto, o Governo do Estado e a CBF anunciaram Belém como uma das cidades candidatas à sede da Copa do Mundo. A entidade máxima do futebol, entretanto, ainda não definiu as sedes, o que deverá acontecer em março.

O Mangueirão também vai sediar o Global Citizen Festival, em novembro de 2025. Será a primeira vez que o evento ocorrerá na América Latina, quando líderes mundiais estarão reunidos na COP 30, em Belém.