Avaliação educacional entra no cronograma do Projeto Mundiar
Como parte do Projeto Mundiar, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a professora carioca Tereza Penna Firme, da Fundação Roberto Marinho/Cesgranrio, palestrou nesta terça-feira, 29, para 500 professores de Belém, Marabá e Santarém, a partir de formação para docentes na Escola Estadual Tecnológica Professor Anísio Teixeira, no bairro do Umarizal, com transmissão ao vivo para o interior do Estado. O projeto visa corrigir a distorção idade-ano escolar de estudantes do Ensino Médio na rede estadual pública de ensino.
Aos 87 anos de idade, 70 deles dedicados à causa da educação, Tereza Penna Firme enfatizou a necessidade da interação entre professores e estudantes no processo ensino-aprendizagem para a efetivação da avaliação educacional.
Ao discorrer sobre “Os Avanços da Avaliação no Século XXI”, Tereza Penna Firme destacou que a avaliação, ao descobrir as potencialidades, sucesso e avanços detecta também as dificuldades do processo de ensino-aprendizagem na educação, com o sentido de consolidar os sucessos e recuperar as dificuldades. “Nós queremos uma educação de qualidade; não é possível se ter uma educação de qualidade sem uma avaliação de qualidade”, observou.
“A prova é um instrumental que você utiliza para ajudar na coleta de dados, mas este não é o único instrumento para essa atividade. Temos a observação, o memorial, a demonstração, a conversa. Para se conhecer um aluno não basta uma prova”, afirmou Tereza.
Respeito - No processo de avaliação educacional é fundamental se ter respeito ao objeto da avaliação, no caso, o aluno. Tereza disse que “antes de pensarmos em avaliar o trabalho, nós temos uma pessoa diante de nós”. “Então, nós somos responsáveis por levantar e segurar a autoestima de um aluno que está sendo avaliado, para que ele se regozije com seu próprio sucesso e aceite as dificuldades para corrigí-las. Para isso, você tem que segurar o aluno, de fato, recebê-lo e levantar sua autoestima para ele ser capaz de enfrentar o desafio”, completou.
Nesta quarta-feira, 30, Tereza Penna Firme se reunirá com professores do Mundiar em Castanhal.