Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa, Vivo e Alepa lançam campanha de doação de sangue e cadastro de medula

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/09/2015 20h07

Na próxima quinta-feira, 1 de outubro, mais de 200 mil usuários da Vivo, com DDD 91, receberão torpedos com a mensagem: “Doando sangue e medula óssea, você não salva uma vida, mas uma família. Saiba mais em www.hemopa.pa.gov.br. Hemopa, Vivo e Alepa”. A parceria foi celebrada nesta terça-feira (29), na Assembleia Legislativa do Estado, com a participação de deputados, servidores da Fundação Hemopa e funcionários da empresa de telefonia.

A ação faz parte do projeto SMS Social da Telefônica Vivo, que mais vez apoia as iniciativas do Hemopa e reforça o posicionamento da companhia de usar os recursos tecnológicos disponíveis para sensibilizar e mobilizar a sociedade. O deputado Márcio Miranda, presidente da Assembleia, lembrou a antiga parceria com o Hemopa e elogiou a posposta. “Essa é uma cooperação que já vem de muito tempo. O Hemopa é um órgão pelo qual temos muito carinho. Com certeza é uma atitude que vai gerar grande mobilização”, destacou.

Olenita Paes Barreto dos Santos, do departamento de Relações Institucionais da Vivo, disse que a empresa tem a responsabilidade social de contribuir com as demandas da sociedade. “Ao incentivarmos o cadastro de doadores de medula óssea com a mensagem via celular, ajudamos todos aqueles que precisam”, afirmou. Representando o Hemopa, o diretor administrativo, Jorge Rêgo, afirmou que os torpedos darão um grande impulso ao trabalho do hemocentro. “Essa ação vai contribuir sobremaneira para o aumento das doações de sangue e dos cadastros voluntários de medula óssea”, frisou.

O torpedo aos usuários da Vivo será a primeira ação de outubro para incentivar a doação e reforçar o estoque estratégico do hemocentro para abastecer a rede hospitalar, no período da Quadra Nazarena, quando a demanda costuma crescer em torno de 30%. A Vivo apoia ações de utilidade pública que auxiliem os usuários a se conscientizar socialmente. Milhões de torpedos já foram enviados com alertas sobre combate à dengue, vacinação contra a rubéola e a hanseníase, incentivo à doação de sangue e ainda com mensagens de ajuda às vítimas de tragédias provocadas pelas chuvas.

Pode doar sangue qualquer pessoa com boa saúde, que pese acima de 50 quilos e tenha entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum – ao contrário, o doador deve estar bem alimentado. Para fazer o cadastro de doadores de medula óssea, basta ser saudável e ter entre 18 e 55 anos. É necessário portar documento de identidade original e com foto.

Serviço: A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, com acesso pela Avenida Serzedelo Corrêa. A coleta de sangue é feita de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo telefone 0800-2808118.