Hospital Regional de Marabá reforça direitos dos pacientes do SUS
Iniciativa assegura que os pacientes recebam atendimento de qualidade, com humanização, igualdade e a ausência de qualquer forma de discriminação.
Para assegurar que os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) conheçam seus direitos e possam exigir um atendimento digno e de qualidade, o Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), realiza periodicamente ações de conscientização sobre a Carta dos Direitos dos Usuários. A iniciativa busca promover a transparência, fortalecer a relação de confiança entre a instituição e a comunidade
Flávia Fernandes, coordenadora da ouvidoria e do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), responsável pela ação, explicou que a iniciativa busca assegurar que os pacientes conheçam seus direitos e possam contar com o apoio da ouvidoria para exigir um atendimento de qualidade, respeitoso e humanizado. "Queremos garantir que cada paciente se sinta acolhido e que seus direitos sejam sempre respeitados", destacou Flávia.
Marlene Souza, moradora de Jacundá, compartilhou sua experiência ao ser encaminhada para a unidade para realizar um exame de ressonância. "Fui bem orientada sobre meus direitos e me senti acolhida. O atendimento foi excelente, e me senti segura e respeitada durante todo o processo", afirmou Marlene, destacando a importância da conscientização.
A Carta de Direitos dos Usuários do SUS, é um documento que reúne os principais direitos dos pacientes que utilizam o sistema público de saúde. Entre eles, estão o direito ao acesso a serviços de saúde de qualidade, o direito ao atendimento humanizado e o direito a informações claras e completas sobre o seu tratamento.
Rita Souza, paciente oncológica na unidade do Governo do Pará, compartilhou sua experiência com a iniciativa. Ela destacou que, ao perceber a carta de direitos dos usuários fixadas em pontos estratégicos do hospital, sentiu-se ainda mais segura e respeitada.
"Ver a carta ali, visível para todos, me deu a certeza de que meus direitos estão sendo levados a sério. Isso é muito importante para nós, pacientes, que estamos em um momento tão delicado. Saber que temos apoio e que nossos direitos são garantidos é um alicerce para enfrentar o tratamento com mais confiança", afirmou Rita, reforçando a relevância da ação na promoção de um atendimento de qualidade e humanizado.
Ouvidoria – O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da unidade gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), oferece canais de ouvidoria para os usuários, incluindo caixas de sugestões, e-mails, telefones e atendimento presencial, com garantia de sigilo e confidencialidade para todos que utilizam esses recursos.
Flávio Marconsini, diretor executivo do hospital, destacou a importância dessas ações para o fortalecimento da confiança entre os pacientes e a instituição. "Garantir que nossos pacientes conheçam seus direitos e tenham acesso a um atendimento digno e humanizado é fundamental para o nosso compromisso com a qualidade e transparência", afirmou.
O diretor ainda ressaltou que, graças a esse trabalho contínuo no hospital, em 2024 a unidade alcançou 97% de índice de satisfação dos pacientes. "Este resultado reflete o nosso compromisso em proporcionar um atendimento de excelência, sempre buscando ouvir e melhorar. Acreditamos que o respeito aos direitos dos pacientes são pilares essenciais para fortalecer a confiança na saúde pública e garantir um cuidado digno e humanizado a todos", concluiu Flávio.
O atendimento no Hospital Regional em Marabá é totalmente realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo acesso integral e gratuito à população. A estrutura do Hospital inclui 135 leitos, sendo 97 destinados à internação clínica e 38 às Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto, pediátrica e neonatal.
Texto de Ascom HRSP