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TURISMO

Participação em feiras nacionais e internacionais fortalece turismo e atração de investimentos

Presença em eventos reforça o compromisso do Pará em se posicionar como um destino turístico global, apresentando nossas singularidades ao mercado internacional

Por Israel Pegado (SETUR)
29/01/2025 17h05

Ao longo de 2024, o Estado do Pará consolidou sua presença em feiras e eventos estratégicos no Brasil e no exterior, promovendo suas riquezas naturais, culturais e gastronômicas para mercados especializados e investidores do setor. Com uma agenda estruturada, a Secretaria de Turismo do Pará (Setur) buscou ampliar a visibilidade do estado, estabelecer parcerias comerciais e posicionar o Pará como um dos destinos mais promissores da Amazônia.

A jornada começou em janeiro, com a participação na Feira Internacional de Turismo (FITUR), em Madri, um dos eventos mais prestigiados do setor. Na ocasião, o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, destacou a importância da presença paraense no cenário europeu: "Nossa participação na FITUR reforça o compromisso do Pará em se posicionar como um destino turístico global, apresentando nossas singularidades ao mercado internacional." Logo depois, entre fevereiro e março, o estado marcou presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal, um evento fundamental para estreitar laços com o mercado lusófono e ampliar a promoção do Pará na Europa.

Ainda em março, o Pará esteve na ITB Berlim, na Alemanha, considerada uma das maiores feiras de turismo do mundo. Lá, foram apresentados destinos como Alter do Chão e a Ilha do Marajó para operadores de turismo internacionais. "Estar na ITB é fundamental para posicionarmos o Pará no cenário turístico global, buscando parcerias e investimentos para o setor", afirmou Eduardo Costa. Já no Brasil, também em março, a Setur participou do Pesca Trade Show, em São Paulo, evento focado no turismo de pesca esportiva, promovendo a biodiversidade e os rios do estado como atrativos sustentáveis.

Abril trouxe outro momento-chave: a WTM Latin America, também em São Paulo, onde o Pará se destacou como referência em ecoturismo e turismo de experiência. "A WTM é uma vitrine para o turismo latino-americano, e o Pará não poderia ficar de fora", reforçou Costa. No segundo semestre, a estratégia seguiu intensa, com a presença na ExpoCatólica, em julho, em São Paulo, evidenciando o potencial do turismo religioso no estado, incluindo o Círio de Nazaré.

Além disso, o Pará esteve presente na Feira Expo Turismo Rondônia, de 4 a 6 de julho, fortalecendo as conexões com a região Norte. No mês seguinte, durante as Olimpíadas de Verão em Paris, o estado participou da Casa Brasil, promovendo a cultura paraense e seus atrativos turísticos para um público global. Ainda em agosto, a Setur marcou presença no Salão Nacional do Turismo, no Rio de Janeiro, reforçando a integração do Pará às grandes rotas turísticas nacionais.

A agenda nacional seguiu intensa com a participação no evento O Agente Tá ON, em Campinas, em agosto, estreitando laços com agentes de viagens, e na ABAV Expo 2024, em Brasília, em setembro, considerada uma das maiores feiras de turismo do Brasil. Em outubro, o Pará esteve no evento Azul Tá ON, em Belo Horizonte, buscando ampliar a conectividade aérea com o estado. Já em novembro, o destino paraense foi destaque no Festival do Turismo de Gramado (Festuris), no Rio Grande do Sul, apresentando experiências amazônicas ao mercado do sul do Brasil.

No próprio estado, a Setur também intensificou sua atuação. Em junho, participou da Expo Eventos, em Belém, preparando o setor para receber a COP 30 e demais grandes eventos. Em agosto, a cidade de Santarém foi sede da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) – realizada pela Setur, um dos maiores encontros do turismo amazônico, reunindo operadores e agentes de viagens do Brasil e do exterior. Para fechar o ano, em dezembro, foi realizado o Workshop da Booking.com, em Belém, com foco na ampliação da oferta de hospedagens para a COP 30.

O secretário adjunto de Turismo do Pará, Lucas Vieira, destacou o impacto da presença do estado nessas feiras para a consolidação do turismo paraense. "Participar de eventos nacionais e internacionais permite que o Pará amplie sua visibilidade, atraia investimentos e se conecte com mercados estratégicos. Estamos consolidando o estado como um destino competitivo e sustentável", afirmou.

“Com uma atuação robusta e planejada, o Pará avança na promoção do turismo como pilar estratégico de desenvolvimento, fortalecendo sua posição no mercado e preparando o estado para receber cada vez mais visitantes, especialmente com a chegada da COP30”, conclui Eduardo Costa.