Mais de 500 mil estudantes da rede pública do Pará retornam às aulas
Este ano, mais de 128 mil novos estudantes foram matriculados nas escolas da rede estadual. O ano letivo de 2025 começa também com mais de 2.300 professores convocados pelo Governo do Pará.
Acolhimento e muitas expectativas marcaram o primeiro dia de aula nas escolas estaduais da rede de ensino paraense, nesta segunda-feira (27). Mais de 500 mil estudantes retornaram às unidades escolares da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que para o ano letivo em 2025 matriculou mais de 128 mil novos alunos. Além disso, a volta às aulas conta com 2.300 novos professores, convocados por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS) 03/2024 desde o dia 17 de janeiro.
“Estamos começando o ‘volta às aulas’, e sabemos que lugar de criança é na escola, lugar dos jovens é estudando. Por isso, o ano letivo de 2025 está começando com muita energia, para que a gente possa continuar avançando na educação do Pará”, disse o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.
Ainda segundo o secretário, “convocamos professores (PSS 03/2024) para fortalecer nosso quadro docente, e isso é muito importante para que nossas escolas estejam preparadas para este retorno às aulas, e para que possamos oferecer uma educação de qualidade para nossos mais de 500 mil estudantes matriculados em 2025".
Trajetória familiar - Em Santarém, na Região de Integração Baixo Amazonas, oeste do Pará, os estudantes aguardavam com ansiedade o retorno à Escola Estadual Professora Terezinha de Jesus Rodrigues. “Estava muito ansioso para voltar para a escola, encontrar meus amigos, estudar, ver os professores. Eu espero que esse ano seja ainda melhor que o outro. Para mim, é gratificante estudar na escola onde parte da minha família estudou", disse o estudante Jobson Vital, do 9º ano do Ensino Fundamental.
Para o professor Evandro Barbosa, de Matemática, o corpo docente está bem preparado para este momento. "Hoje, a educação do Pará está com crescimento muito positivo, e quando o aluno retorna é para continuar crescendo e, claro, buscando sempre a coletividade para esse desenvolvimento. Nós nos preparamos para receber esses estudantes e estamos de casa cheia”, informou
Já na Escola Estadual Rio Tocantins, em Marabá, na Região de Integração Carajás, sudeste paraense, a professora Elisângela Ferreira contou que esse momento é muito importante para a comunidade escolar. “Cada ano é diferente. São novos alunos, novos ares, alguns alunos chegam com todo o gás e outros nem tanto. Mas dá um friozinho na barriga porque a gente quer realizar um excelente trabalho, e a nossa expectativa é que todos sejam vitoriosos no final do ano”, disse professora.
Escola nova - Em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB), a recepção foi calorosa para novos professores e responsáveis pelos 320 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Pietro Gerosa, no bairro do Paar, que foi entregue totalmente reconstruída pelo Governo do Pará em agosto de 2024.
Segundo a gestora da unidade, Cleonice Silva, as matrículas superaram as expectativas, e o ano letivo já começa com o foco na preparação para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Iniciamos o ano letivo de 2025 com uma expectativa muito boa para melhorar ainda mais nosso Ideb. Estamos nos preparando e contando com o esforço e comprometimento dos alunos e dos professores. A nossa escola sempre foi procurada, mas este ano as matrículas superaram as expectativas, até porque a escola foi reconstruída ano passado e os pais e alunos não querem ir para outro lugar. A gente vê que para eles é um prazer estar aqui, e isso é muito gratificante”, ressaltou a diretora.
A estudante Isabella Pinheiro, do 5º ano do Ensino Fundamental, estava animada para enfrentar os novos desafios. “Eu estava muito ansiosa para começar a estudar. Queria ver meus amigos, e esse ano espero me desenvolver mais e aprender coisas novas”, disse Isabella.
Avanço do Ensino Integral - Para 2025, a Seduc efetivou mais 49 unidades que adotaram o Programa de Ensino Integral (PEI), totalizando 162 escolas com esse modelo pedagógico, superando em mais de cinco vezes o número dessas instituições na rede pública estadual de ensino.
Além do aumento no número de escolas, o impacto dessa expansão é claramente visível no crescimento das matrículas. Em 2018, as escolas na modalidade integral no Pará atendiam 6 mil alunos. Em 2025 houve um salto para 48 mil matrículas, um aumento oito vezes maior na capacidade de atendimento.