Valorização e economia: conheça a Feira da Biodiversidade do Parque Estadual do Utinga
Ação ocorre todos os fins de semana no Centro de Acolhimento da Unidade de Conservação (UC)
Produtos reciclados, orgânicos e regionais. Esses são alguns dos itens que podem ser encontrados na Feira da Biodiversidade do Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, ação que ocorre no Centro de Acolhimento da Unidade de Conservação (UC), em Belém.
A iniciativa é promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), por meio da Gerência da Região Administrativa de Belém (GRB), e ocorre todos os fins de semana. Na ocasião, é possível encontrar diversos produtos como alimentos orgânicos, artesanato sustentável, artesanato indígena, biojoias, entre outros.
Incentivo - A turismóloga e técnica em Gestão Ambiental do Ideflor-Bio, Deiliany Oliveira, comenta que o espaço promove uma oportunidade para o pequeno produtor poder comercializar, assim como uma chance para os visitantes do Parque conhecerem o que é feito na Amazônia. “A importância da feira é estar oferecendo esse espaço não só ao pequeno empreendedor, mas também ao visitante que vai à UC aos finais de semana, que são os dias de maior movimento”, afirmou.
Deiliany Oliveira ressalta, ainda, que o Parque Estadual do Utinga também é destaque nos produtos que são oferecidos na ação. “Isso a gente tem trabalhado muito com os nossos expositores, para lembrar a questão do meio ambiente e da proteção ambiental que é feita no Parque, para que esteja sempre em evidência. Muitas vezes o visitante quer levar uma lembrança que recorde a presença dele no local ou presentear alguém com esses produtos”, complementa.
O titular da GRB, Júlio Meyer, ressalta a importância da valorização da biodiversidade presente na região amazônica, em especial, a da UC. “A Feira da Biodiversidade do Parque Estadual do Utinga tem justamente esse propósito de valorização do nosso patrimônio natural e cultural”, comentou.
Serviço - A Feira da Biodiversidade do Parque Estadual do Utinga ocorre todos os sábados, domingos e feriados no Centro de Acolhimento da UC, das 07 às 13h. Vale ressaltar que o funcionamento do Parque é das 06 às 17h, de quarta à segunda-feira. Nas terças-feiras, o local é fechado para manutenção.
Texto: Sinval Farias (Ascom/Ideflor-Bio)