Usuários reconhecem excelência do atendimento no Hospital Regional de Rio Maria
Há um ano em funcionamento, o HRRM integra a lista de nove hospitais regionais entregues pelo governo do Estado desde 2019, levando serviços de média e alta complexidade à população
O atendimento de excelência garantido pelos profissionais do Hospital Regional de Rio Maria (HRRM) “Dr. Edvair Vilela de Queiroz” ganha o reconhecimento da população. Ao completar um ano de funcionamento nesta sexta-feira (24), a unidade de saúde entregue pelo Governo do Pará reforça a assistência de qualidade nas regiões sul e sudeste, como atesta a paciente Renata Mota da Silva, 26 anos, que passou por intervenção cirúrgica nesse período.
“Desde a entrada, fui muito bem recebida e bem tratada, com um alto nível de excelência por todos os profissionais. Sempre que a gente precisava de atendimento antes, tínhamos que ir para Redenção ou alguma outra cidade. Agora, conseguimos tudo aqui bem pertinho de casa, ainda mais com esse atendimento tão cuidadoso e especial”, garante Renata.
Construído por meio de convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa) e a Prefeitura de Rio Maria, com investimento de R$ 5.840.000,00, o Hospital reforça o compromisso do governo do Estado com a ampliação da rede de saúde pública. O HRRM dispõe de 37 leitos, divididos em clínica cirúrgica, ortopedia e traumatologia cirúrgica, ginecologia, obstetrícia, pré-parto, parto e pós-parto, além de leitos de estabilização.
Descentralização - Para Ivete Vaz, titular da Sespa, ao completar um ano o Hospital Regional de Rio Maria se consolida como mais um equipamento estratégico para a qualidade do sistema de saúde. “É uma de nossas unidades que atendem serviços de urgência e emergência de média e alta complexidade. Isso significa que estamos conseguindo, cada vez mais, descentralizar os atendimentos em saúde em todo o Estado do Pará”, ressaltou a secretária.
“Há um ano, o sonho da população de cerca de 15 municípios paraenses se tornou realidade. Desde sua entrega, o Hospital Regional de Rio Maria vem transformando a vida de milhares de pessoas. Em apenas um ano, o HRRM já realizou mais de 1.600 internações, 1.300 cirurgias, 6 mil consultas e mais de 8 mil exames de diagnóstico por imagem. São números que demonstram um desempenho muito positivo, e atestam o nosso compromisso com a saúde da população”, frisou Eliene Neves, diretora-geral da unidade.
O paciente Jair dos Santos Silva, 41 anos, destacou sua satisfação com o procedimento cirúrgico realizado no HRRM, e os cuidados antes e depois do procedimento. “Do momento que cheguei até a minha alta fui muito bem acolhido por enfermeiros, médicos e até o pessoal da limpeza. Um atendimento com muita atenção e carinho. Um dos principais pontos positivos desse novo Hospital é que, agora, a população de toda essa região não precisa mais buscar atendimentos em outras cidades, o que nos deixa muito felizes”, afirmou Jair Silva.
Investimentos em ampliação – Desde 2019, nove hospitais regionais já foram entregues pelo governo do Estado: Hospital Dr. Abelardo Santos; Hospital Público de Castanhal (Oncologia); Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba; Hospital Público dos Caetés, em Capanema; Hospital Público Geral de Castelo dos Sonhos, em Altamira; Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa, em Abaetetuba; Hospital Regional da PA-279, em Ourilândia do Norte; Hospital Regional de Rio Maria e Hospital Regional Menino Jesus, em Oriximiná.
O governo do Estado contribuiu ainda com investimentos na reconstrução de hospitais municipais, fortalecendo a estratégia de descentralização dos atendimentos em saúde. Entre as obras executadas com recursos do Tesouro Estadual, estão os hospitais municipais de Jacundá, Tucumã, Sapucaia, Bannach, Cumaru do Norte, Vigia de Nazaré, Santana do Araguaia, Eldorado do Carajás, São Domingos do Capim, Aveiro, Monte Alegre e Soure.