Duplicação da PA-279 favorece logística e escoamento da produção do sudeste paraense
Neste sábado (25), a entrega da obra completa um ano, contribuindo para redução do risco de acidentes e tornando o trajeto regional mais ágil
Além de garantir maior rapidez e mais segurança aos motoristas e pedestres, a duplicação da PA-279, uma das principais rodovias estaduais, favorece a logística e o escoamento da produção no sudeste do Pará. Neste sábado (25), a entrega da via pelo Governo do Estado completa um ano.
"Há um ano, entregamos a duplicação do trecho inicial da PA-279, em Xinguara, e hoje celebramos os frutos dessa obra que representa o cuidado do Governo com as pessoas e o progresso regional", destaca Adler Silveira, titular da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra).
Em 2023, a rodovia já havia recebido obras de pavimentação asfáltica em toda sua extensão de 260 quilômetros e, em janeiro de 2024, os serviços foram concluídos com a duplicação da entrada de Xinguara.
"Esse trecho fortalece a economia local e melhora a qualidade de vida da população. Seguiremos trabalhando para transformar a infraestrutura do nosso Pará, e assegurar que o desenvolvimento chegue a todos", enfatiza o secretário Adler Silveira.
Redução do tempo de viagem e integração regional
A PA-279 desempenha um papel estratégico na integração regional entre o sudeste e o sul do Pará, bem como no escoamento de produtos pelo setor produtivo. A rodovia conecta comunidades e facilita o tráfego diário de veículos. A duplicação desse trecho específico proporcionou maior agilidade no transporte.
A via ganhou serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação e sinalização, para funcionar como uma via mais moderna no trecho, que vai da entrada da cidade de Xinguara até o aeroporto.
O médico veterinário João Victor Tavares, morador de Xinguara, atua com nutrição animal e consultor de pecuária na região, por isso, diariamente, e trafega pela PA-279, para realizar os atendimentos. “Depois da duplicação, houve uma melhora significativa", diz ele.
João explica a melhor "pelo fato da nossa região ter uma economia baseada em agricultura e pecuária, o trânsito de caminhões pesados e outros veículos é muito intenso na via. Então, desafogou a via principal e melhorou a questão de segurança, porque a via é bem sinalizada e também por conta dos vários pontos de fiscalização eletrônica de velocidade. Ajudou bastante o tráfego neste local”.
Exemplo de fomento ao setor produtivo regional
O município de São Félix do Xingu, no sudeste do Estado, por exemplo, tem o maior rebanho bovino do Brasil, e passou a contar com a estrada para o transporte eficiente de sua produção. A recuperação de 49 pontes de concreto armado, distribuídas ao longo da rodovia, também facilitou o fluxo de veículos, proporcionando mais segurança e agilidade no transporte.