Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM ALTAMIRA

Seminário da Uepa discute a questão da urbanização na Amazônia

Por Redação - Agência PA (SECOM)
30/09/2015 20h07

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Altamira, no sudoeste do Pará, promove nesta quinta (1) e sexta-feira (2) o II Seminário Cidades na Amazônia: Belo Monte, Urbanização e Sustentabilidade. O evento, aberto ao público e gratuito, começa às 8h, no auditório do Hotel Castelo, localizado no quilômetro 13 da Rodovia BR-230, a Transamazônica.

A programação propõe um diálogo entre a sociedade e especialistas sobre assuntos relacionados à qualidade de vida da população da região amazônica e a necessidade de processos de urbanização, saneamento básico, transporte público de qualidade, sustentabilidade, instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, entre outros.

Está confirmada a presença de um representante do Ministério das Cidades, além do presidente da Assembleia Legislativa, Márcio Miranda, e do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demacki. O professor doutor Henri Acselrad, do Instituto Urbano de Planejamento do Rio de Janeiro, ministrará a conferência de abertura com o tema “A Sustentabilidade Urbana”.

O coordenador da programação, Manoel Alves, destaca que a população da Amazônia chega a ser comparada à de países como Suíça e Finlândia. Para ele, a região necessita de projetos e investimentos que façam o cidadão viver em melhores condições. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 50% da população da Amazônia vivem em cidades urbanas. “A floresta está passando por uma transformação grande. Cidades urbanizadas vão demandar por energia, saneamento, escola, mobilidade, acessibilidade, e é nessa Amazônia urbana que nós queremos refletir”, diz.

A Uepa submeteu à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a proposta de mestrado profissional em Planejamento e Gestão de Cidades na Amazônia, e aguarda resposta de aprovação. O Departamento de Filosofia e Ciências Sociais do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) aprovou por unanimidade o curso de especialização em Planejamento e Gestão de Cidades.