Sedap entrega aos novos gestores municipais recente publicação sobre a história do setor agropecuário no Pará
Prefeitos e secretários municipais podem contar com esse material para apoio às ações
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) marcou presença no Seminário Novos Gestores 2025-2028, promovido pela Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep), neste dia 24, no Teatro Maria Sylvia Nunes, em Belém.
Na ocasião, a Sedap entregou aos novos gestores, prefeitos e secretários municipais, sua mais recente publicação denominada de “Trajetória e Memórias da Sedap/Sagri – de 1979 a 2024”, uma coletânea que reúne informações e fotos que remetem às contribuições da Secretaria ao setor agropecuário, por meio da implantação de projetos e ações que resultaram no fomento à agricultura, sobretudo aos produtores(as) rurais.
Para o secretário de Administração e Finanças do município de São João da Ponta, Pedro Feitosa, é importante conhecer a história para pensar nas ações futuras. “O material da Sedap é extremamente importante, principalmente pra gente traçar o perfil de desenvolvimento e avanço do município. A gente precisa valorizar o que tem no município, o pequeno agricultor, o pescador, as pessoas que trabalham com agricultura familiar, mas para isso é preciso conhecer e esse catálogo traçado pela Sedap é importante pra gente fazer um trabalho alinhado com a história do município”, explica.
A representante da prefeitura de São João da Ponta, Shyrley Brocado, complementa que, por meio desta publicação, os novos gestores e gestoras poderão conhecer a história da política agropecuária no Estado. “Todo o material que está sendo disponibilizado, vai servir como base para a nossa gestão que está iniciando agora. O nosso secretário de Agricultura terá um perfil do que poderá ser feito em termos de crescimento sustentável. O nosso município tem a questão dos mangues, da preservação do caranguejo e da conservação da natureza. Esse material da Sedap vai ser de suma importância para o nosso crescimento, enquanto gestão municipal”, completa.
Organizadoras - A organização da publicação, lançada pela Sedap e que vai subsidiar as ações dos novos gestores municipais, ficou sob responsabilidade das servidoras da Secretaria, Maria Antonieta Priante (veterinária), Maria de Jesus Rodrigues (engenheira agrônoma) e Cleide Regina Imbiriba (bibliotecária).
Uma das autoras, Maria Antonieta, revela que a intenção era entregar pessoalmente a publicação aos novos gestores. “Nós aproveitamos esse evento da Famep para entregar aos prefeitos e gestores municipais o exemplar do livro que lançamos com a história da Sedap. O intuito é fazer essa interação, corpo a corpo, e ter esse feedback dos gestores, porque eles são nossos clientes. Nosso trabalho é voltado para as prefeituras municipais e também para as secretarias de agricultura”, conta.
O secretário municipal de Saúde de Paragominas, Sérgio Figueiredo, parabenizou a Sedap e destacou a importância de manter esses registros históricos. “Parabéns para a Sedap, que produziu esse material para que a gente não se perca na história. Então, isso vai nos trazer embasamentos, para que a gente acompanhe, desde 1979, a história do nosso Estado e, com isso, avançar e progredir cada vez mais”, pontua.
Para acessar o livro, em formato de e-book, basta clicar aqui.