Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Regional dos Caetés recebe reconhecimento nacional pela excelência na gastronomia

Selo reconhece instituições que se destacam pela oferta de refeições saudáveis, sustentáveis e sem aditivos químicos

Por Valéria Nascimento (SECOM)
24/01/2025 13h06

Pela terceira vez consecutiva, o Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, renovou a certificação Green Kitchen, concedida pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam). O selo reconhece instituições que se destacam por oferecer refeições saudáveis, sustentáveis e sem aditivos químicos, reafirmando o compromisso da unidade com a qualidade e a sustentabilidade.

A coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), Andrea Maria Larissa, destacou que o prêmio reflete as práticas sustentáveis no preparo dos alimentos e o incentivo à alimentação saudável. “A certificação valoriza o uso de alimentos naturais, produtos biodegradáveis, capacitação das equipes e uma relação positiva com colaboradores, fornecedores e comunidade”, explicou.

Rogério Miranda Quadros, de 30 anos, paciente internado devido a uma fratura no antebraço, elogiou as refeições. “Só tenho a agradecer pelo cuidado com a alimentação, com comida saudável e tudo que precisamos para a recuperação”, afirmou.

Horta hospitalar e produção sustentável Desde 2023, o HRPC mantém uma horta isenta de agrotóxicos, que também serve como jardim sensorial para passeios terapêuticos. O espaço produz folhosos, legumes, temperos e Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), supervisionados por profissionais de nutrição e pela Comissão de Sustentabilidade.

O SND conta com 31 colaboradores, incluindo copeiros, cozinheiros, auxiliares de cozinha e nutricionistas, que preparam cerca de mil refeições diárias, totalizando mais de 17.900 por mês.

Evolução e excelência

Desde 2022, o HRPC tem se destacado com o selo Green Kitchen, alcançando o PIN 3 naquele ano. Em 2023, avançou para o PIN 4 e, em 2024, atingiu o PIN 5, a maior pontuação do programa, que avalia critérios de sustentabilidade e qualidade.

Excelência - O Pin" é um reconhecimento adicional concedido aos integrantes com as maiores pontuações durante a avaliação para obtenção do selo principal. Os níveis são divididos em categorias: PIN 3, para aqueles com 30 pontos ou mais; PIN 4, para 40 pontos ou mais; e PIN 5, para 50 pontos ou mais.   

Serviço

O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), que inclui o HRPC, a Policlínica e o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob gestão do INDSH, em parceria com a Sespa. O atendimento é 100% pelo SUS, e a unidade fica na avenida Barão de Capanema, Centro, Capanema. Mais informações: (91) 3122-7391.

Texto de Felipe Brito / Ascom CHC