Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Jean Bitar adere à campanha Janeiro Branco com ação de educação em saúde

Iniciativa foi conduzida pelo Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital e se voltou para usuários, acompanhantes e colaboradores

Por Marcelo Zeno (HJB)
24/01/2025 12h54

No mês de conscientização para os cuidados com a saúde mental, a gestão do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, aderiu à campanha Janeiro Branco e realizou, durante essa terceira semana do mês, ações de educação em saúde com finalidade de despertar nos usuários e acompanhantes e colaboradores, sobre importância da prevenção ao adoecimento emocional.

O Grupo de Trabalho de Humanização (GHT), realizou uma palestra sobre o tema na recepção ambulatorial para os usuários, na quinta-feira (23). O acompanhante Jairzinho da Silva Inácio, 52 anos, operador de empilhadeira, da cidade de Marabá, a 496 km de Belém, estava aguardando a esposa em consulta, quando assistiu a palestra.

“Eu acredito que a nossa mente é a parte mais importante do nosso corpo, né, se você não cuida da mente, você não cuida do corpo. Hoje em dia tem tanta gente se suicidando, porque conta de uma depressão, por não cuidar da mente. Infelizmente meu irmão foi uma vítima, e eu senti muito por isso. Dentro da nossa família, ele era uma pessoa que a gente olhava sempre sorrindo, brincando, e ninguém desconfiava de nada, pois ele não pedia ajuda. Então essa ação que o hospital realizou é super importante, pois conscientiza muita gente, que às vezes, tá ali quieto, não quer pedir ajuda, aí ouve umas palavras e desperta em pedir ajuda,” relatou Jairzinho Inácio.

Apoio Emocional

A adesão à campanha Janeiro Branco também reforça o compromisso do Hospital Jean Bitar com a saúde integral de seus colaboradores, reconhecendo que cuidar de quem cuida é fundamental para a construção de uma assistência hospitalar humanizada e eficiente.

A unidade hospitalar oferece um espaço dedicado ao acolhimento, onde os colaboradores podem buscar apoio psicológico, com escuta ativa, apoio emocional e estratégias de enfrentamento para os desafios do dia a dia.

Ao longo da semana, diversas ações de educação em saúde estão sendo realizadas nos setores da unidade, com o objetivo de sensibilizar os colaboradores sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional e a promoção do bem-estar psicológico no ambiente de trabalho.

A psicóloga Clara Saldanha, membro do GTH, reforça esse cuidado na unidade hospitalar “O início do ano nos convida a refletir sobre nossa saúde como um todo – e a saúde mental é parte essencial desse cuidado. No Janeiro Branco, reforçamos a importância de olhar para dentro, acolher nossos sentimentos e buscar equilíbrio emocional. Para você, colaborador, que dedica sua energia ao cuidado com o próximo, lembre-se: é fundamental cuidar também de si. Para você, paciente, que enfrenta desafios, saiba que não está sozinho. Buscar apoio emocional não é fraqueza, é um ato de coragem e amor próprio,” disse a profissional.

Dicas práticas para cuidar da sua saúde mental:

* Reserve um tempo para si, mesmo que sejam apenas alguns minutos.

* Não hesite em buscar ajuda profissional. Psicólogos e psiquiatras estão aqui para apoiar.

* Compartilhe o que sente – falar sobre seus sentimentos é libertador.

* Pratique o autocuidado: leia, ouça música, faça algo que te traga bem-estar.

 Alguns atendimentos psicológicos gratuitos na capital:

 - Clínica Escola Psicológica do Cesupa – Contato: 4009-2157

- Clínica Psicológica da UFPA – Contato: (91) 3201-7446

- Serviço de Acolhimento Psicológico da UFRA – Contato: (91) 99330-5440

Serviço:

O Hospital Jean Bitar presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais.

A unidade fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239-3800.

Texto de Marcelo Zeno / Ascom HJB