Estado qualifica a rotina da cidade de Santarém com Complexo de Esporte e Lazer
Primeira etapa da obra, já concluída, aumenta a autoestima e incentiva a paixão pelos esportes entre os santarenos que ganham mais opção para passeios em família
O Governo do Estado, em parceria com a prefeitura de Santarém, devolve à população um novo ponto de encontro para praticantes de atividades físicas e casais enamorados, no oeste paraense. O Complexo de Esporte e Lazer da Cidade, no bairro Jardim Santarém, está com a primeira etapa da obra concluída, há menos de um mês. E, todos os dias, centenas de pessoas frequentam o local, já referenciado como espaço de entretenimento.
“Eu sempre venho fazer caminhada acompanhando minha mãe e acho que ficou bem melhor,
mais agradável, o que favorece a caminhada tanto dentro quanto fora, aqui na praça. Achei que foi uma importante ação para a população e garante a diversão das crianças, com parque que tem a estrutura bem melhor do que antes”, garante a enfermeira, Francimara Barreto de Lima, que mora bem pertinho da praça e aproveita o local para a prática de esportes em família.
Henrique Lima Gamboa, engenheiro da obra, conta que o projeto prevê sinalização tátil em todo o entorno, rampas para acesso PCD, área caramanchão em madeira com concreto. Ele também falou do plantio de grama, no espaço que vai ter lixeiras e bancos de concreto isolados, intervenções arquitetônicas que vão melhorar ainda mais a experiência para quem utilizar o espaço público.
“Na primeira etapa, concluída no final de dezembro, nós entregamos a área de lazer, convivência e brinquedos, além da iluminação e a drenagem do solo. Agora nós vamos avançar para a área de calistenia, que é um espaço para as pessoas fazerem exercício. E temos outras áreas com serviços avançados como o espaço pet, a quadra de beach tennis, o campo Society, além da calçada que vai se transformar em estacionamento, e ter quiosques de 14x55 m², destinados à venda de comidas”, pontua o engenheiro.
A estudante Paula Catrine conta que antes das obras de construção do complexo, a praça era
um local perigoso, por isso, ela não frequentava em determinados horários. Depois de saber que parte dos serviços estavam concluídos e à disposição do público, fez questão de convidar o namorado para um passeio.
“Antes isso aqui era escuro, perigoso e todo mundo tinha medo. Eu nem vinha após às seis da tarde por causa de assaltos. Agora eu posso passear, trazer a família, os amigos e até namorar, como eu estou fazendo hoje. Fiquei surpresa e feliz em ver o resultado”, disse a estudante de 18 anos.
O Complexo de Esporte e Lazer da Cidade terá uma área 6.500m² de área construída. O governo do Estado investiu um total de R$ 5, 1 milhões, por meio da Secretaria de Estado e Obras Públicas (Seop) na construção do Complexo. As obras iniciaram em outubro de 2024.
“Além de incentivar a prática de esporte e lazer da população, gerando mais qualidade de vida, obras como o Complexo de Santarém proporcionam um lugar digno para essas pessoas trabalharem e ganharem o seu sustento, pois esses também são pontos de encontro da comunidade. Não é somente para atividades físicas, mas para a reunião das famílias, das crianças, dos amigos no dia a dia. Seguimos avançando na entrega de espaços mais adequados para acolher essa convivência”, enfatizou o titular da Seop, Ruy Cabral.