Pedro Veriano é homenageado pela Casa das Artes e Centro de Estudos Cinematográficos
Médico Cinéfilo, cineclubista, escritor, pesquisador e cineasta, ele faleceu no dia 6 deste mês de janeiro, e terá homenagem (in memoriam) no próximo dia 29
A Casa das Artes, em parceria com o Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), realiza a primeira Roda de Cinema de 2025 em homenagem a Pedro Veriano. Crítico de cinema, escritor, cineasta e cineclubista, Veriano faleceu recentemente, no dia 6 de janeiro, deste ano, deixando uma marca indelével na história do cinema paraense. O evento será realizado na próxima quarta-feira, 29, a partir das 18h30, na Casa das Artes, com entrada gratuita.
A programação vai apresentar aspectos da trajetória cinéfila de Pedro Veriano, destacando sua contribuição para a formação de uma cinefilia comprometida com o cinema. “Pedro Veriano educou e refinou gerações no olhar sobre o cinema”, afirmou Laís Bentes, técnica em gestão cultural da Fundação Cultural do Pará (FCP).
“Na FCP, além de ter sido o primeiro programador do Cine Líbero Luxardo, tivemos o Cineclube Pedro Veriano por muitos anos, na Casa da Linguagem. A APCC – Associação Paraense dos Críticos de Cinema, que ele dirigiu entre 1967 e 1986, sempre será parceira da FCP”, completou Laís.
Marco Antônio Moreira, coordenador do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), observou a importância de Veriano para o cinema regional. “O Dr. Pedro Veriano é uma das personalidades mais importantes da história do cinema do Pará. Cinéfilo, cineclubista, escritor, pesquisador e cineasta, deixou um legado maravilhoso", disse.
Marco Antônio, que também é crítico de cinema, acrescentou: "Sua obra é eterna e merece ser uma referência constante para quem gosta, estuda ou pesquisa sobre cinema”. Moreira destacou ainda que o evento busca manter vivo o legado de Veriano:
“Infelizmente, tivemos essa perda recente, mas ele não será esquecido. Várias homenagens estão sendo preparadas, e esta é uma oportunidade de compartilhar com o público as muitas contribuições que ele deixou para a cultura cinematográfica”, frisou Marco Antônio Moreira.
Pedro Veriano foi o primeiro programador do Cine Líbero Luxardo, espaço da Fundação Cultural do Pará que fez e faz história com uma sala de cinema única na capital, e contribuiu para a consolidação de uma cultura cinematográfica local, organizando cineclubes e promovendo discussões sobre cinema. Sua atuação como crítico foi marcante, influenciando gerações de cinéfilos e pesquisadores.
A Fundação Cultural do Pará reafirma seu compromisso com a difusão e promoção da cultura paraense, especialmente no campo audiovisual. A instituição segue apoiando iniciativas que valorizem figuras como Pedro Veriano, fundamentais para a preservação e fortalecimento da identidade cultural do estado.
Serviço
Roda de Cinema em Homenagem a Pedro Veriano, com entrada franca
Quando: Quarta-feira, 29, a partir 18h30
Onde: Casa das Artes, R. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236.