Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Hangar e Estação das Docas somaram 273 eventos realizados em 2024

Congressos, simpósios, festivais, seminários, espetáculos, fóruns, palestras, feiras, entre outros, movimentaram um público de mais de 330 mil pessoas

Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000)
22/01/2025 16h39

Com a visibilidade internacional reforçada pelo anúncio de Belém do Pará como sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), o setor de eventos experimenta uma fase de intenso crescimento, que se reflete expressivamente na economia da cidade, além colaborar com o fortalecimento e divulgação do Pará como destino para o turismo de lazer e de negócios.

Esse protagonismo em recepção de grandes eventos é viabilizado pela infraestrutura existente na cidade. Espaços como a Estação das Docas e o Hangar Convenções e Feiras da Amazônia estão entre os mais procurados da capital. Em 2024, esses complexos somaram 273 eventos realizados. Congressos, simpósios, festivais, seminários, espetáculos, fóruns, palestras, feiras, premiações, conferências, cursos, shows, além de eventos sociais diversos movimentaram um público de mais de 330 mil pessoas. 

A versatilidade e modernidade do Hangar o torna um dos principais pólos das reuniões que envolvem a Conferência da ONU. O local recebeu reuniões do G20 em 2024, e atualmente passa por uma reforma total, que o conectará com o Parque da Cidade para a chamada ‘Blue Zone da COP 30’. Já existe previsão para diversos eventos no local em 2025, além dos eventos da COP, em novembro.

“O Hangar estará no centro da programação da Conferência, junto ao Parque da Cidade, o que demonstra a importância de termos esse espaço moderno, o qual está recebendo inúmeras melhorias, assim como tantos outros investimentos do Governo em obras pela cidade, as quais ficarão como um legado para a população de Belém”, declara Ruan Rocha, diretor-presidente da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação e o Hangar, além de outros complexos turísticos de Belém.

A empresária Fátima Petrola atua há 25 anos no setor de eventos e relembra que “com a inauguração do Hangar, anos atrás, houve uma completa mudança no setor em Belém, porque passamos a poder trazer grandes eventos para a capital, por termos um espaço capaz de atender as expectativas dessas demandas”, conta a requisitada decoradora. 

A Estação das Docas também está sendo preparada para a COP 30 e desde janeiro de 2024 passa por obras de restauração realizadas pelo Governo do Estado. O complexo já modernizou os sistemas de refrigeração e elétrica. Cerca de 70 eventos estão previstos para ocorrer no local em 2025.  

Por oferecer uma experiência imersiva nas principais características da Amazônia, reunindo gastronomia, cultura e natureza em um único lugar, com conforto e segurança, a Estação das Docas, além de ser um dos complexos turísticos mais visitados da capital, é também um dos locais mais procurados pelos promotores de eventos.

“O Hangar e a Estação são os principais espaços que temos em Belém para fazer eventos. A Estação pela localização e o Hangar por sua estrutura completa, que atende desde eventos sociais até os empresariais mais complexos, além de todo apoio da equipe que administra”, destaca Fátima Petrola.

A Estação das Docas e o Hangar Convenções e Feiras da Amazônia são administrados pela Organização Social Pará 2000, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Governo do Pará. Os espaços  seguem com agendas abertas. Para solicitar orçamentos basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelos telefones disponíveis no site Para2000.com.br. 

Texto: Beatriz Santos/Ascom OS Pará 2000