Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO

Pará deverá receber mais de 84 mil turistas no Círio 2015

Por Redação - Agência PA (SECOM)
01/10/2015 16h19

No freezer de dona Maria Isabel Costa, 65 anos, já estão reservados 35 quilos de maniçoba congelada. A quantidade pode parecer exagerada, mas no caso dela tem uma explicação. Afinal, ela vai receber em casa dezesseis turistas durante o Círio. Devota de Nossa Senhora de Nazaré, dona Maria Isabel já tratou de enfeitar a casa com os adornos tradicionais em honra à padroeira dos paraenses, trabalho esse que começou ainda no início de setembro. Os quatro quartos serão ocupados pelos visitantes que vêm do Acre. Dona Maria Isabel conheceu os romeiros quando morou em Rio Branco, durante quatro anos, até 1999. O ritual da anfitriã devotada se repete há 15 anos. “Hospedar essas pessoas é o meu gesto de amor a Nossa Senhora e também a Jesus. Me sinto muito bem fazendo isso, vivo o Círio melhor dessa maneira”, diz a missionária da Comunidade de Santa Inês, no bairro de Ananindeua.

Os romeiros recebidos por Dona Maria fazem parte das estatísticas da Secretaria de Turismo do Estado, que espera receber mais de 84 mil turistas durante as festividades do Círio 2015. Aproximadamente R$ 30 milhões serão injetados na economia paraense, o que corresponde um aumento de 3% em relação ao mesmo período do ano passado.

A Basílica de Nazaré ( 23,7%), a Estação das Docas (22,6%), o mercado do Ver-o-Peso (19,3%) e o Mangal das Garças ( 9,5%) são os locais mais visitados pelos turistas durante a estadia em Belém. São Paulo, Maranhão, Rio de Janeiro e Ceará são os estados brasileiros que mais trazem turistas para a festa de Nazaré.

Inaugurado em maio do ano passado, o Terminal Hidroviário se prepara para o seu segundo Círio, dessa vez com atrações para os romeiros que chegam de todo o Estado. “Este ano, em parceria com a Secretaria de Turismo, vamos promover, a partir do dia 8, apresentações de grupos folclóricos para recepcionar os visitantes do interior do Estado”, diz o presidente da Companhia de Portos Hidrovias do Estado do Pará, Abraão Benassuly.

Em dias normais, fora da época do Círio, o Terminal Hidroviário costuma receber uma média de 1500 pessoas por dia. Com a chegada do Círio, esse número deve dobrar. As linhas que chegam de Macapá e Cametá vão ganhar duas viagens a mais por semana. “Já informamos à Companhia Docas do Pará (CDP) o aumento no fluxo de passageiros. É ela quem controla a parte externa e ajuda a garantir a qualidade do nosso atendimento”, garantiu Abraão.

Para garantir a orientação e melhor locomoção dos turistas durante o Círio, a Empresa de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Pará ( Prodepa) está disponibilizando mais uma vez o aplicativo “Kd a berlinda”. Desenvolvido em 2012, ele funciona como um sistema de referências geográficas, trazendo as coordenadas da berlinda, capturadas por GPS em tempo real e transmitidas pela rede 3G para um servidor. No site www.kdaberlinda.pa.gov.br, acessível por qualquer dispositivo móvel ou computador, o usuário consegue acompanhar o trajeto percorrido e o tempo. De 2012, quando foi implantado, até o ano passado, o sistema vem conectando cada vez mais pessoas. No primeiro ano de funcionamento, foram de 20 mil acessos. A quantidade mais que dobrou nos anos de 2013 e 2014, passando de 100 mil para 250 mil, respectivamente.

A expectativa é a de que esse ano 400 mil pessoas acompanhem as 12 romarias e a localização da berlinda por meio do aplicativo. O aumento significativo na quantidade de internautas conectados ao “Kd a berlinda” vai ser proporcionado, principalmente pela extensão do serviço. Dessa vez, mais uma plataforma contará com o aplicativo: o Windows Phone. Android e IOS já o possuíam. As novidades não param por aí. "No Círio deste ano o internauta vai ter uma rota traçada pelo aplicativo, mostrando a distância de onde o usuário está, até a berlinda. Além disso, os internautas que tiverem Android e IOS vão receber notificações, os informando sobre os horários de partida e chegada de cada procissão”, explica Leonardo Alves, analista de geoprocessamento da Prodepa.

Conectados ou de forma presencial, os turistas que visitarem a capital paraense vão ter bastante motivos para querer voltar e acompanhar mais um Círio de Nazaré.