No Regional de Marabá farmacêuticos garantem segurança e eficiência no uso de medicamentos
Profissionais da unidade do Governo do Pará orientam sobre possíveis interações medicamentosas e reações adversas, aumentando qualidade do atendimento
No Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, os farmacêuticos desempenham papel importante que vai além da dispensação de medicamentos. Eles contribuem para a segurança dos pacientes, assegurando que o medicamento seja administrado na dosagem correta, no momento adequado e de maneira segura para a eficácia do tratamento, auxiliando assim numa recuperação mais rápida.
Jaime Gomes, 42 anos, morador de Itupiranga, internado na unidade do Governo do Pará para tratamento ortopédico, reconhece a importância do acompanhamento farmacêutico. "Eu sabia que os medicamentos eram importantes, mas não imaginava o quanto o farmacêutico poderia ajudar no meu tratamento. Eles verificam tudo com muito cuidado, e isso me dá mais confiança na minha recuperação", explicou o paciente.
Atuando em todas as fases da utilização de medicamentos na unidade hospitalar, o acompanhamento especializado evita erros de medicação, que podem comprometer a saúde dos pacientes. Além disso, os farmacêuticos orientam sobre possíveis interações medicamentosas e reações adversas, aumentando a qualidade do atendimento.
Adriana Silva, 35 anos, de Parauapebas, em tratamento clínico no hospital, também destaca o papel dos farmacêuticos: "Quando comecei o tratamento, tinha dúvidas sobre os medicamentos. O farmacêutico me explicou tudo, desde como tomar até os efeitos colaterais. Isso fez toda a diferença para que eu me sentisse segura e confiante", enfatizou.
Deyvison Moraes Paixão, farmacêutico na unidade, destaca que os profissionais são responsáveis por todo o ciclo do medicamento, incluindo aquisição, armazenamento e distribuição, além de atuar na farmacovigilância, controle de infecções e uso racional de medicamentos. "Nosso objetivo é garantir que o tratamento seja seguro e eficaz, minimizando riscos e contribuindo para a recuperação dos pacientes", afirma.
Farmácia Hospitalar - Na unidade gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), os farmacêuticos atuam de forma integrada com médicos e enfermeiros para garantir a eficácia das terapias prescritas, assegurando um cuidado de excelência, alinhado às necessidades de cada paciente e em sintonia com os avanços da medicina.
Segundo Flavio Marconsini, diretor executivo da unidade, o trabalho dos farmacêuticos reflete o compromisso da instituição em oferecer um cuidado integral e humanizado aos pacientes. "Nosso compromisso é oferecer um cuidado que vai além do tratamento médico, integrando tecnologia, conhecimento e dedicação humana para garantir a segurança, a eficácia e o bem-estar de cada paciente ", afirmou.
O diretor ainda destacou que a farmácia hospitalar conta com um sistema eletrônico moderno, integrado ao setor assistencial, que permite uma comunicação ágil e eficaz entre os profissionais de saúde e a equipe de farmácia, otimizando os processos e garantindo respostas rápidas às demandas dos pacientes. "Nosso objetivo é garantir que os tratamentos sejam realizados com a máxima segurança e em tempo hábil, atendendo às necessidades de cada paciente de forma personalizada", enfatizou o diretor.
A unidade é referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região. Conta com 115 leitos, dos quais 77 são para unidades de internação clínica e médica, e 38 para Unidades de Terapia Intensiva (UTI) - UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal.