Jornada Pedagógica prepara mais de 20 mil educadores para o início do Ano Letivo na Rede Estadual
A ação busca alinhar as estratégias educacionais às necessidades dos estudantes, às transformações do cenário educacional, bem como o planejamento estratégico de 2025
Faltando apenas uma semana para o início do ano letivo 2025, a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) deu início, nesta segunda-feira (20), à Jornada Pedagógica, com foco no acolhimento e capacitação dos mais de 20 mil profissionais da rede estadual. A programação está em exibição pela TV Educativa do Pará, YouTube da Seduc e pela plataforma IPTV. A ação busca fortalecer a formação continuada dos docentes e promover uma reflexão sobre as práticas pedagógicas do ano anterior, alinhando as estratégias educacionais às necessidades dos estudantes, às transformações do cenário educacional, bem como o planejamento estratégico de 2025.
Presente para a abertura da Jornada Pedagógica, o secretário adjunto de Educação Básica, Júlio Meireles, reforçou a importância do trabalho em conjunto com as equipes escolares para o desenvolvimento da educação paraense.
“Esse momento de orientação é um momento que permitirá ao professor, para quem é destinado essa jornada, refletir sobre as ações que a gente vem fazendo em 2024, mas sobretudo permitir com que a gente possa juntos somar esforços para melhoria da aprendizagem dos nossos alunos em cada uma das escolas, seja ela da zona urbana ou na zona rural, em cada um dos 144 municípios. Então a gente tem várias temáticas que serão abordadas, calendário escolar, refletir sobre os nossos resultados dos últimos anos, como a gente se organiza para um ano que se inicia, enfim, tem uma série de atividades que nós vamos construir juntamente com educadores”, disse Júlio Meireles, secretário adjunto de Educação Básica.
A Jornada Pedagógica 2025 inclui diversas temáticas, entre eles Planejamento Estratégico, Calendário Letivo, Impactos do Racismo na Saúde Mental, Diversidade na Educação Sustentável, Busca Ativa, Práticas de Alfabetização e Letramento para as crianças da Amazônia paraense, Estratégias para Saeb 2025, entre outros.
“Para nós essa semana é sempre de extrema relevância para que nós possamos organizar, planejar, alinhar melhor o nosso ano letivo e esse ano como ano ímpar para o nosso Estado do Pará e para que a gente possa estar em sintonia com a COP 30, então é de muita importância a semana pedagógica para melhores esclarecimentos com relação à matriz curricular, ao material didático, então ela está sendo de grande relevância para nós tanto enquanto formador também como professor para o nosso fazer pedagógico em sala de aula”, conta Raphael Palheta, professor formador da área de Humanas, na DRE Tucuruí.
Na capital paraense, Belém, Roberto Vilhena, professor de Português, na Escola Estadual José Benício. “O planejamento é uma ferramenta pedagógica importantíssima para o alcance dos objetivos da escola, que são além do acolhimento sócio-emocional do alunado, propiciar o sucesso do aprender. Quanto à jornada, é o momento de estudo de instrumentalização do professor e da equipe pedagógica”, afirma o professor.
Como acompanhar - Cada educador, de forma presencial, em sua unidade escolar, poderá acompanhar a programação em dois dias (20 e 21), por meio dos seguintes canais de comunicação: Youtube - Canal Seduc Pará, IPTV e TV Educativa - Canal 7.2 (canal aberto).