Eetepa de Salvaterra realiza Semana do Secretário Escolar
A Escola de Educação Tecnológica do Pará (Eetepa) no município de Salvaterra, no Marajó, está com uma programação voltada para os alunos do curso técnico em Secretaria Escolar, que podem aproveitar o contato com outros profissionais da área para tirarem as dúvidas sobre a atuação no mercado de trabalho.
A programação da 2ª Semana do Secretário Escolar da Eetepa de Salvaterra teve início nesta quinta-feira, 1, no dia em que se comemora o Dia do Secretário Escolar, criado para incentivar e garantir o cumprimento das exigências da Lei nº 9.261/1996, que regulamenta o exercício da profissão de secretariado e exige que o profissional tenha o curso para exercer a função.
Na abertura da programação, os alunos realizaram uma visita monitorada pela professora Fernanda Monteiro para conhecer o trabalho dos secretários escolares das escolas Doralice das Neves e Ademar Neves de Vasconcelos. “O objetivo é que o aluno que vai se formar em técnico em Secretário possa aproveitar as palestras, oficinas e visitas da programação para verificar in loco a rotina de trabalho, tirando dúvidas também sobre o ensinamento teórico que aprendeu”, informou.
Participam das atividades cerca de 70 alunos matriculados no curso, entre os que já possuem o Ensino Médio completo e estão inseridos na modalidade Subsequente e os que já completaram 18 anos e estão matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
A programação segue com a palestra da professora de Língua Portuguesa da Eetepa, Fabíola Paixão, que vai falar sobre “Redação Oficial aplicada à Secretaria”, às 14h30 e às 19h30. Outro tema debatido será “Diversidade Religiosa na Escola”, com a professora Giovana dos Anjos Ferreira, de Ciências da Religião da Escola Rêgo Barros. A oficina será ministrada às 16h e às 20h45.
Nesta sexta-feira, 2, os alunos recebem a palestra “O Estatuto da Criança e do Adolescente na Escola”, que será ministrada pela coordenadora do Enfrentamento do Tráfico e Trabalho Escravo da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), Leila Silva, às 14h e às 19h30.
Quem encerra a programação da Semana será o professor Tony Wellington Vilhena, da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Educação (Copir/Seduc), que falará às 14h e às 19h30 sobre a “LDB – Educação Tecnologia e Relações Étnico-Raciais no Ambiente Escolar”.