HRPL investe em capacitação para aprimorar a qualidade da assistência aos usuários da região
A gestão do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, investe em treinamento contínuo da equipe multiprofissional em uma unidade hospitalar para assegurar um atendimento de excelência, com qualidade, segurança e humanização aos usuários da região. Em 2024, essas iniciativas somaram mais de 31 mil horas de capacitação, refletindo em um índice de 97,83% de satisfação entre os usuários, destacando o impacto positivo na qualidade do atendimento oferecido.
Gustavo Silva, assistente administrativo do Núcleo de Educação Permanente (NEP), que acompanha as ações educativas dentro da unidade hospitalar, contribuindo com atualizações de práticas de saúde, uso de novas tecnologias, campanhas de educação e saúde e desenvolvimento de habilidades em soft skills, explica o processo interno dessas capacitações.
"O Planejamento Anual de Treinamento (PAT), programa de treinamento e desenvolvimento realizado no HRPL, está no escopo das ações realizadas pelo NEP e desempenha um papel fundamental dentro da instituição. É um processo cuidadosamente estruturado que envolve o Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT). Essa etapa é fundamentada em pesquisas com os colaboradores, análise de indicadores, projeções de mudanças organizacionais e planejamento estratégico".
Ele destaca ainda que cada um desses elementos desempenha um papel importante para identificar dificuldades, propor melhorias e promover a evolução contínua para o ano seguinte.
A enfermeira do NEP, Erica Amador, revela que, no último ano, o setor contabilizou 31.816h34 (trinta e um mil, oitocentos e dezesseis horas e trinta e quatro minutos) de ações educativas totais, o que gerou uma média de 06:57 (seis horas e cinquenta e sete minutos) por colaborador, tudo isso através de cursos, seminários, treinamentos, campanhas, dentre outras práticas pedagógicas. “Esses esforços reafirmam nosso compromisso com o desenvolvimento dos colaboradores, promovendo seu crescimento alinhado às práticas de trabalho”, finalizou.
Aprovação – A usuária Zeni De Oliveira Mariano, de 68 anos, comenta que durante seu atendimento foi muito bem cuidada desde o primeiro momento, sendo bem acolhida por todos os profissionais do hospital. “Toda a equipe se preocupou comigo, fizeram de tudo para que eu me sentisse melhor. Todos fazem o seu trabalho muito bem, se dedicam ao máximo, é lindo de ver! Senti muita confiança durante o atendimento com os profissionais, me trataram com muito respeito e carinho”, pontuou a aposentada.
Internada para fazer uma cirurgia de hérnia umbilical e incisional (procedimento que visa reposicionar o tecido ou órgão extravasado e fechar a abertura na parede abdominal), a usuária Maria Francisca de França, 56 anos, também elogiou o atendimento do Regional do Leste, comentando que, desde a sua chegada na unidade, os profissionais se prontificaram para ajudar no que fosse preciso.
“Recebi um acolhimento muito especial por um dos técnicos de Enfermagem do hospital. Considero os profissionais capacitados, trabalham bem. Me senti segura, graças a Deus e aos funcionários. Gostei bastante!”, frisou a professora.
Dados – O NEP do Regional do Leste constatou 31816 horas e 34 minutos de treinamento aos colaboradores em 2024, o que gerou uma média de 06 horas 57 minutos por colaborador. No total, o setor organizou 222 treinamentos e 157 orientações pedagógicas durante o ano de 2024, de janeiro a dezembro/2024.
Gustavo Silva frisa que, por meio dessas capacitações, os profissionais se mantêm atualizados sobre as melhores práticas, inovações tecnológicas, protocolos de segurança e o manejo adequado de situações emergenciais, reduzindo riscos de erros e otimizando os processos de trabalho, resultando na expressiva marca de 97,83% no índice de satisfação dos usuários do HRPL.
Serviço: O Hospital Regional Público do Leste integra a rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPL fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelo telefone: 0800 5803291.T
Texto: Pedro Amorim - Ascom/HRPL