Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Usuários renais crônicos têm assistência garantida no Centro de Hemodiálise do HGT

Nova unidade terá capacidade de realizar cerca de 1.560 sessões por mês, atendendo até 60 pacientes diariamente

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
17/01/2025 16h45

O Centro de Hemodiálise do Hospital Geral de Tailândia (HGT), equipado com 20 cadeiras modernas, sendo 18 para tratamentos regulares e duas destinadas a pacientes com hepatite B, vem prestando assistência a usuários renais crônicos da região com qualidade, segurança e humanização.

Entre os beneficiados com o novo serviço, está Miguel da Silva, 51 anos, morador da cidade, que realiza hemodiálise há 12 anos e precisava se deslocar até Belém para o tratamento. Ele destacou como o atendimento no município transformou a sua rotina.



"Agora, com a hemodiálise no nosso município, ajuda bastante, principalmente porque não precisaremos mais viajar para outras cidades. Fazer o tratamento aqui mesmo, evita viajarmos três vezes na semana, acordar cedo, pegar ônibus. Melhorou 100% nossas vidas! Aqui é até melhor, porque fica perto de casa: a gente sai daqui, vai pra casa, toma banho, come e descansa. Graças a Deus, isso foi uma grande melhoria pra nós", destacou Miguel.

De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de Hemodiálise, Jenifer Ribeiro, este foi o 10º Centro de Hemodiálise entregue pelo Governo do Pará. O serviço tem capacidade para atender até 120 pacientes por mês, ampliando o acesso ao tratamento renal crônico e representando um avanço para a saúde da população local.



Os pacientes são acolhidos pela equipe multiprofissional do HGT, composta por médicos, enfermeiros, nutricionista, assistente social, psicólogo e técnicos de Enfermagem, que oferta conforto e qualidade de vida ao realizar o tratamento em Tailândia.

Outra paciente satisfeita com o serviço é Raimunda Marly. “A inauguração do Centro foi uma grande alegria, tanto para mim quanto para minha família e para tantos outros que precisam, assim como eu. Só gratidão a Deus, ao Governo do Estado e ao município por todo o apoio”, afirmou durante sua primeira sessão.


Atendimento - Com funcionamento de segunda a sábado, em três turnos diários, a nova unidade terá capacidade de realizar cerca de 1.560 sessões por mês, atendendo até 60 pacientes diariamente. Para o diretor executivo do HGT, Eduardo Pereira, o início das atividades do Centro de Hemodiálise reforça o compromisso com a saúde da população local.

“O início do serviço é mais um passo importante para fortalecer o sistema de saúde em nossa região, proporcionando aos pacientes acesso a um tratamento essencial. Este é um compromisso com a saúde pública e com a qualidade de vida de todos que dependem desse serviço. Estamos muito satisfeitos em oferecer, com esta unidade, mais dignidade e um atendimento de excelência para a nossa comunidade”, ressaltou Eduardo Pereira.



O HGT mantém 51 leitos e uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, seis dos quais adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 99395-4813.