PSRM reforça segurança de colaboradores com 1ª Campanha de Vacinação
Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM) é referência em urgência e emergência na Grande Belém
Para atualizar o esquema vacinal dos profissionais contra influenza, covid-19, n1h1, hepatite b, tríplice viral e dt (vacina antitetânica), o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), unidade de saúde do governo do Estado, promoveu na quarta-feira (15) e quinta-feira (16), a "1ª Campanha de Vacinação da unidade de saúde, referência em atendimento de urgência e emergência na região metropolitana de Belém.
A ação foi conduzida pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), reforçou a imunidade dos profissionais de saúde do hospital, o que contribui para um ambiente mais seguro também para pacientes e acompanhantes.
A enfermeira do Trabalho do SESMT, Vanessa Mota, reitera que as vacinas fortalecem o sistema imunológico, pois estimulam a produção de anticorpos que combatem agentes infecciosos como vírus e bactérias, e evitam o adoecimento.
"A imunização é uma estratégia imprescindível para a saúde pública, uma vez que, ao prevenir a disseminação de doenças, também evita epidemias. Por isso, é uma ação que fortalece a resposta imune individual e coletiva, e demonstra a responsabilidade com a segurança dos pacientes e o compromisso com a saúde de todos que atuam ou são assistidos no PSRM, reforça Vanessa Mota.
A campanha administrou 600 doses de vacina, e a enfermeira da Unidade de Internação Pediátrica, Lorena Neves, uma entre quase 250 profissionais vacinados, destaca a importância do cuidado com a saúde dentro do hospital.
"Sabemos que as vacinas são extremamente importantes para proteger todos os profissionais da unidade, coletivamente, evitando que haja também algum risco de transmissão de algumas doenças contagiosas aos nossos familiares, amigos, até mesmo os nossos pacientes, já que algumas doenças, como a covid-19, podem ser assintomáticas. É muito importante que todos nós estejamos imunizados para a diminuição não só dos casos de doenças, mas também da disseminação delas", ressalta a enfermeira.
Diretor Assistencial do PSRM, Aristônico Rodrigues enfatiza que o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo, por atender em regime de porta aberta, recebe pacientes com as mais diversas doenças infecciosas, e precisa também estar atento à saúde dos colaboradores, para que a segurança da assistência não seja comprometida.
"O cuidado com a saúde começa com a qualidade de saúde com nossos profissionais. A nossa campanha multivacinal só confirma que a saúde coletiva é de interesse e responsabilidade de todos nós", destaca o gestor.
Serviço:
O Hospital pertencente à rede de hospitais do Governo do Pará, e funciona em regime de plantão 24h, na avenida Augusto Montenegro, s/n, no bairro Parque Verde, sob a administração do Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Texto de Joelza Silva - Ascom/PSRM